O Governo do Tocantins, representado pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), participou da I Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema Socioeducativo (Fonacriad). Realizado entre os dias 26 e 28 de março, em São Paulo, o evento teve como tema principal“Mentes que Transformam: Saúde Mental dos Adolescentes e Servidores do Sistema Socioeducativo”.
Durante o encontro, gestores federais e estaduais, além de especialistas da área, debateram políticas públicas e o aprimoramento das diretrizes do atendimento socioeducativo no Brasil, com foco na saúde mental.
A superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente e vice-presidente do Fonacriad, Zeroíldes Miranda, destacou a relevância do tema abordado. “As discussões foram extremamente pertinentes. Tivemos a oportunidade de conhecer práticas de outros estados e compreender como se dá o fluxo de atendimento na Fundação Casa, em São Paulo. Esse encontro foi de grande importância e resultou na elaboração de uma carta direcionada ao Ministério da Saúde e aos Estados, com solicitações para a criação de um fluxo nacional que atenda à saúde mental dos socioeducandos de maneira eficaz”, afirmou.
Programação
A programação do dia 26 incluiu a palestra da juíza Luciana Teixeira de Souza, que abordou o tema “Saúde Mental no Sistema Socioeducativo: Uma Nova História” e apresentou os resultados do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde Mental, vinculado ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF).
Já no dia 27, o economista e influenciador digital Gilberto José Nogueira Júnior, conhecido como Gil do Vigor, trouxe uma reflexão fundamentada sobre os riscos da criminalidade e a probabilidade de jovens se envolverem em atos infracionais.
Por fim, no terceiro e último dia, ocorreu a elaboração e aprovação coletiva da Carta do Fonacriad, documento que reúne reflexões e diretrizes para nortear futuras políticas públicas.
Fonacriad no Tocantins
Durante o encerramento do evento, o Tocantins foi escolhido para sediar a II Reunião Técnica do Fórum, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de junho, com o tema central“Socioeducação como Política Pública Prioritária”. Esse será o primeiro encontro realizado no estado, representando um marco significativo na história do Sistema Socioeducativo tocantinense.
Mín. 25° Máx. 28°