Quarta, 02 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Cultura Cultura

Orquestra Sinfônica volta ao MON no sábado para concerto com clássico de Mozart

A "Sinfonia nº 25" de Mozart, reconhecida pelo tom dramático e ousadia na escrita, e a "Sinfonia nº 44" de Haydn, conhecida como "Fúnebre", que se...

01/04/2025 às 09h58
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Vitor Dias
Foto: Vitor Dias

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) retorna ao vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (MON) neste sábado (5), às 16 horas, para a segunda apresentação da série "OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart". O concerto de estreia da série, em fevereiro, foi regido por Roberto Tibiriçá, diretor musical e regente titular da OSP, e atraiu cerca de mil pessoas. Agora o público terá mais uma oportunidade de apreciar a música clássica gratuitamente.

O programa do concerto destaca obras de dois dos maiores nomes do Classicismo: Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn. A "Sinfonia nº 25" de Mozart, reconhecida pelo tom dramático e ousadia na escrita, e a "Sinfonia nº 44" de Haydn, conhecida como "Fúnebre", que se destaca pela profundidade e refinamento, serão interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná sob a regência do maestro convidado Angelo Martins.

Martins, que também atua como Spalla da Orquestra, possui vasta experiência no meio orquestral. Já integrou a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, além de ter sido premiado por suas composições para orquestra.

“Como spalla e dirigente deste concerto, minha expectativa é guiar a orquestra através dessas obras extraordinárias, explorando cada nuance, cada contraste dramático e cada diálogo entre os instrumentos. É uma oportunidade única para quem ama a música sinfônica e quer vivenciar a energia de uma orquestra se movendo como um organismo vivo”, afirma Martins.

Continua após a publicidade

OSP NO MON – A série "Mostly Mozart" contará com outras quatro apresentações ao longo de 2025, sempre aos sábados, às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer. Além do concerto do próximo sábado, estão previstas apresentações nos dias 5 de julho, 6 de setembro, 8 de novembro e 6 de dezembro. Todas as sessões são gratuitas, sem necessidade de retirada de ingressos.

A iniciativa integra a programação especial em comemoração aos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná e reforça o compromisso do Centro Cultural Teatro Guaíra em levar seus corpos artísticos a diferentes espaços da cidade.

Continua após a publicidade

"Essa série não apenas homenageia Mozart, mas também celebra o próprio legado da OSP, proporcionando experiências musicais inesquecíveis em um cenário magnífico, que é o Museu Oscar Niemeyer", destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

DOIS GÊNIOS– Poucas amizades na história da música foram tão produtivas quanto a dos compositores austríacos Wolfgand Amadeus Mozart (1756-1791) e Franz Joseph Haydn (1732-1809). Os dois compositores austríacos se conheceram em 1784 e desenvolveram uma relação de admiração mútua.

Continua após a publicidade

Mozart considerava Haydn um mestre e fonte de inspiração, enquanto Haydn via em Mozart um gênio absoluto, chegando a chamá-lo de "pai de todos os compositores". Essa troca de influências ajudou a moldar a evolução da música clássica e consolidou ambos como figuras centrais do período.

Serviço:

2ª série OSP no Museu Oscar Niemeyer: "Mostly Mozart"

Data: 05 de abril de 2025 (sábado), às 16h

Local: Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba/PR)

Classificação: Livre

Maestro: Angelo Martins

Evento gratuito: não é necessária a emissão de ingresso.

Programa:

"Sinfonia 25" em sol menor K. 183 – Mozart – duração de 24 minutos

"Sinfonia 44" em mi menor – “Fúnebre” – Haydn – duração de 22 minutos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários