Quarta, 02 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral SAÚDE

Governo do Estado investe em programas de residência para fortalecer formação qualificada

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, o Ophir Loyola e a Santa Casa de Misericórdia do Pará são destaques e referências para os profissionais resid...

01/04/2025 às 08h16
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais de 40 programas de residência médica são oferecidos no Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HCGV), Hospital Ophir Loyola (HOL) e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. O investimento do Governo do Estado na formação de novos profissionais busca qualificar médicos e contribuir estrategicamente para a melhoria da saúde pública no Pará.

Referências médicas no cenário estadual e nacional, as residências em psiquiatria e cirurgia vascular do HCGV estão entre as melhores do Brasil. O programa de psiquiatria recebeu o selo "A" de excelência da Associação Brasileira de Psiquiatria, tornando-se polo de avaliação prática para o título de especialista.

Na multiprofissional, o Hospital de Clínicas oferta as residências de Atenção a Saúde Mental, Atenção a Saúde Cardiológica e Nefrologia - sendo as duas últimas as únicas no Estado. A FHCGV também dispõe de quase 30 vagas por ano para as residências multiprofissionais, abrangendo enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e serviço social

Continua após a publicidade

Ophir Loyola: referência em ensino e pesquisa

Certificado como Hospital de Ensino e Pesquisa, o HOL oferece residência médica em 16 especialidades, além de residência multiprofissional em sete áreas e residência uniprofissional em enfermagem e bucomaxilofacial. Atualmente, mais de 180 residentes estão em formação na instituição.

Continua após a publicidade

"Com expressiva relevância social, tanto regional quanto nacional, o Ophir Loyola contribui para a qualificação de profissionais que podem atuar no próprio hospital, na região ou em outras partes do país. Com metodologias inovadoras e constante capacitação, garantimos uma melhor assistência aos pacientes", destaca Margaret Braun, diretora de Ensino e Pesquisa do HOL. As especialidades mais procuradas na unidade são anestesiologia, clínica médica, cirurgia geral e neurocirurgia.

Santa Casa: excelência na formação médica

Continua após a publicidade

Na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, são oferecidas mais de 60 vagas anuais para residências médicas em especialidades como anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, hepatologia, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia pediátrica, neonatologia, pediatria, radiologia e diagnóstico por imagem e reumatologia.

Para a médica Michelle Amaral, 34 anos, residente em clínica médica na Santa Casa e beneficiada pelo programa estadual Qualifica Saúde, a experiência da formação é essencial. "A residência médica é fundamental para nossa capacitação. Saímos da faculdade sem a experiência necessária para conduzir casos clínicos. A residência não apenas nos diferencia no mercado, mas também nos capacita para prestar a melhor assistência possível aos pacientes", afirma.

A residência multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança da Santa Casa já é referência no estado, abrangendo psicologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, terapia ocupacional e farmácia.

Entre 2020 e 2022, a fisioterapeuta Polyana Martins, 28 anos, participou da residência na Santa Casa por meio do Qualifica Saúde, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Escolhi a Santa Casa por ser uma das maiores maternidades do Norte e pelo vínculo afetivo com minha mãe, enfermeira na instituição há muitos anos. Foi uma experiência incrível, com infraestrutura de qualidade e profissionais altamente capacitados. Além disso, a Santa Casa possui certificação ONA 3 e é reconhecida como hospital amigo da criança”, ressalta.

Atualmente professora, Polyana incentiva seus alunos a ingressarem na residência. "É uma excelente oportunidade de qualificação, além de agregar muito valor ao currículo", finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários