Terça, 01 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Salvador, BA

Esportes Salvador 476 anos

Corrida 10 Milhas reúne esporte, inclusão e música neste domingo.

Neste ano, os trajetos receberam os nomes de dois ícones da literatura brasileira: Jorge Amado e Zélia Gattai.

30/03/2025 às 22h34
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom / PMS
Compartilhe:
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS
Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

A cidade de Salvador, que completou 476 anos, recebeu, na manhã deste domingo (30), a sétima edição da corrida 10 Milhas. O evento esportivo integra as festividades pelo aniversário da capital baiana e reuniu atletas em dois percursos: 10 milhas (cerca de 16 km), com largada no Rio Vermelho em direção à Ponta do Humaitá, e 5 milhas (8 km), partindo da Praça Maria Felipa, no Comércio. Neste ano, os trajetos receberam os nomes de dois ícones da literatura brasileira: Jorge Amado e Zélia Gattai. Além da competição, os corredores foram incentivados por atrações musicais distribuídas ao longo do percurso.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou da prova e destacou a importância do evento. “Uma corrida belíssima em uma das regiões mais históricas da nossa cidade. É impressionante a quantidade de pessoas de outras cidades na corrida. Esse é um dos eventos que marcam o aniversário da cidade. Essa corrida faz parte do calendário oficial de Salvador e das comemorações do aniversário da cidade. Naturalmente, como prefeito, participei de todas as edições. Corri 5 quilômetros, fiz em 44 minutos. Muitos cidadãos estão correndo em homenagem à nossa cidade", disse o gestor.

Na ocasião, Bruno também ressaltou o impacto econômico da corrida e de outras competições esportivas realizadas na cidade. “Os eventos esportivos desempenham um papel estratégico no fortalecimento do turismo. Neste fim de semana, além desta corrida, tivemos o OceanMan, uma competição internacional que atraiu milhares de visitantes e turistas de diversas partes do mundo. Isso é fundamental para a nossa economia. Nossos hotéis estão quase todos lotados. Certamente, bares, restaurantes e demais eventos da cidade contam com a presença desse público que vem de fora", pontuou.

"Além disso, todos utilizam nossos serviços de transporte, como Uber e táxis, e consomem nossos produtos típicos. É assim que se gera desenvolvimento econômico: aquecendo a economia e permitindo que muitas pessoas tenham um incremento em sua renda com a chegada desses turistas. Essa é a visão que temos seguido para crescer e nos desenvolver economicamente. Com isso, arrecadamos mais, investimos mais na cidade e seguimos transformando Salvador, tornando-a, a cada dia, um lugar ainda melhor", completou o prefeito.

Continua após a publicidade

Entre os atletas que participaram da corrida, um dos destaques foi Luciano Márcio dos Santos Carvalho, mais conhecido como “Gari Atleta”, que já chegou a conquistar o segundo lugar na Maratona Salvador. Após a prova, ele avaliou seu desempenho e o evento. “A prova foi boa, com um nível muito bom. Foi difícil, mas deu tudo certo, coisa boa. Na verdade, larguei antes do Rio Vermelho. Fiz um aquecimento de 4 quilômetros antes e então comecei a prova. Estou contente com o meu resultado", resumiu o agente de limpeza.

Continua após a publicidade

Vale destacar que um dos diferenciais da corrida Salvador 10 Milhas é a inclusão de massoterapeutas cegos, que ofereceram atendimento aos corredores após a prova. O grupo, liderado pela enxadrista Cláudia Lima, beneficiária do Bolsa Atleta, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), é formado por 20 profissionais cegos ou com baixa visão.

“É muito gratificante. Mostra que a pessoa com deficiência é útil e capaz de exercer sua função por meio da massagem, proporcionando bem-estar aos atletas. Para mim, como mulher cega e massoterapeuta, é uma oportunidade de mostrar o trabalho da equipe, composta por 20 pessoas cegas ou com baixa visão", contou Cláudia Lima.

Continua após a publicidade

Programação - Além desta corrida, a Prefeitura de Salvador preparou outras atrações para este domingo. Às 11h, a tradicional “Volta ao Dique” reunirá foliões no Dique do Tororó, partindo da frente da Arena Fonte Nova. O evento será conduzido pelo grupo Mudei de Nome, formado por Ricardo Chaves, Ramon Cruz, Magary Lord e Jonga Cunha. A bordo do “Pranchão”, o grupo promete um show animado com grandes sucessos da Axé Music.

Já no início da noite, a Praça Municipal será palco de apresentações gratuitas. A partir das 18h, o público poderá conferir shows de Pabllo Vittar, Russo Passapusso, Larissa Luz e Rachel Reis. Outros destaques incluem as performances do Cortejo Afro, ÀTTØØXXÁ e Sued Nunes.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários