O Hospital e Maternidade Estevam Marinho de Coremas, integrante da rede hospitalar estadual, promoveu, nesta quinta-feira (27), um treinamento sobre atualização de protocolo de reanimação neonatal e urgência pediátrica, com a equipe de enfermagem da unidade. O objetivo foi atualizar e ampliar os conhecimentos dos profissionais para melhorar a qualidade da assistência ao recém-nascido, com foco naqueles que precisam de reanimação ao nascer ou que necessitem de ações e manobras de urgência nas primeiras horas de vida.
Para a diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, que também participou do treinamento, “a atualização de protocolos é de grande relevância no âmbito hospitalar porque promove a melhoria da assistência, tornando os atendimentos mais eficazes, impactando na evolução dos pacientes que, neste caso, são os recém-nascidos”, pontuou.
A capacitação foi ministrada pelo pediatra Umberto Júnior, que integra a equipe de médicos do hospital. “Foram apresentadas técnicas e manobras que permitem um atendimento ainda mais eficiente e assertivo em recém-nascidos que precisam de reanimação ou outros cuidados específicos ao nascer e nas primeiras horas após o parto”, afirmou o médico, lembrando que a respiração do recém-nascido deve ser iniciada no primeiro minuto de vida, o chamado “minuto de ouro” - momento de transição do ambiente intrauterino para a vida extrauterina.
Durante o treinamento, foram abordados temas como avaliação da frequência cardíaca do recém-nascido; como fazer compressões torácicas, ventilação com pressão positiva, quando há necessidade de intubação; intubação orotraqueal; ventilação por cânula; massagem cardíaca; tempos de reavaliações, entre outros tópicos.
O Hospital de Coremas atua com urgência e emergência, clínica médica e maternidade para partos de baixa complexidade. A unidade participa do Programa Opera Paraíba com a oferta de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio.
Mín. 26° Máx. 28°