Moradores de áreas próximas à Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, estão participando do curso “Seja o Melhor na Sua Carreira Profissional”, que iniciou na segunda-feira, 24, e seguirá até sexta-feira, 28. A capacitação é promovida, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), que integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará. Ao final, os concluintes receberão a certificação. A ação visa estimular o desenvolvimento econômico e social nas comunidades, promovendo a geração de renda por meio do conhecimento.
Com uma carga horária de 20 horas, o curso é dividido em três etapas, aulas teóricas (conteúdo técnico), análises de cases de sucesso e a participação dos alunos, demonstrando suas mudanças e entendimentos do conteúdo. As abordagens teóricas abrangem temas como: excelência na prestação de serviços; o papel das pessoas nos negócios, incluindo gestão, organização, planejamento, execução e controle de qualidade; processos administrativos inovadores; logística de produtos e serviços; marketing e satisfação institucional e pessoal; desenvolvimento humano sustentável; além de postura, comportamento e ética.
Ministrada pelo professor Guilherme de La Rocque, especialista em cursos de qualificação profissional de jovens e adultos pelo Pronatec Empreendedor. La Rocque explica que a metodologia aplicada busca proporcionar aos participantes um sentimento de qualidade total e de excelência na prestação de seus serviços, sejam eles em uma empresa ou em seus próprios negócios.
“Hoje, quando dizemos "o melhor", destacamos a soma de comportamentos e atitudes positivas. Elevando o estado atual do aluno e mostrando tecnicamente que mudanças significativas no jeito de pensar e agir geram uma transformação pessoal positiva que reflete nas ações e gera novos resultados, que irão fazer a diferença no mercado atual”, disse La Rocque.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, ressaltou a importância da qualificação profissional no contexto de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Ele reforça que a Sedeme promove uma agenda contínua de cursos de capacitação, em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e outras entidades.
Ao longo do ano, são disponibilizadas mais de 10 modalidades de cursos dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), oferecendo aos participantes a chance de desenvolver novas habilidades e competências para atuar com maior eficiência e autonomia no mercado.
Dados- Em 2024, mais de 40 oficinas foram realizadas até dezembro, beneficiando mais de 700 moradores dos bairros onde estão instaladas as Usinas da Paz.
Oportunidade– Segundo o empreendedor Fabricio Miranda, de 26 anos: "Este é o terceiro curso oferecido pela Sedeme e ministrado pelo professor Guilherme, do qual participo. Vejo na capacitação uma oportunidade valiosa de adquirir novos conhecimentos e aplicá-los no dia a dia, junto ao meu empreendimento, a 'IdeiaVeg', que traz ao mercado produtos veganos 100% artesanais."
"Durante as aulas, recebo orientações sobre o atual cenário mercadológico, além de percepções valiosas relacionadas a produtos e clientes. Também aprendi diversas técnicas profissionais que já venho aplicando no cotidiano, incluindo técnicas para aprimorar o atendimento, o desempenho e estratégias de vendas, visando me manter competitivo no mercado", acrescentou o empreendedor.
Mín. 26° Máx. 27°