A rota dos Ônibus Lilás do mês de março teve início, nessa terça-feira (25), com parada no município de Juazeiro do Piauí. Os Ônibus Lilás são unidades móveis que tem como princípio realizar a prevenção à violência doméstica integrado a serviços essências para as mulheres, em parceria com a rede de proteção às mulheres da região.
No município de Juazeiro foi realizada uma roda de conversa que discutiu os tipos de violência contra as mulheres, conduzido pela Secretaria das Mulheres (Sempi), ainda foi ofertado atendimento psicossocial, por meio do Centro de Referência “Francisca Trindade”.
A secretária de Assistência Social do município, Irlen Joyce Moreira, enfatizou a relevância do momento. “Os serviços foram de bastante valia, porque durante a palestra motivou muitas pessoas a quererem o atendimento psicossocial, no qual elas puderam conversar e verbalizar as violências que tem sofrido, além de conseguirem identificá-las”, destacou a gestora.
A presidente do Sindicato Rural de Juazeiro do Piauí, Irene Dantas, completou destacando que as mulheres rurais são as que mais se beneficiam com os momentos formativos e de cuidado. “A ação é muito boa para o nosso município, porque a localidade precisa de esclarecimento, principalmente para as mulheres trabalhadoras rurais, muitas vezes carentes desse tipo de informação”.
Os homens também marcaram presença no momento, e compartilharam como os aprendizados podem contribuir com o enfrentamento à violência doméstica e familiar, como o morador Raimundo dos Santos declarou. “Para mim, que sou homem, e para outros homens, a violência contra a mulher é um problema sério. Precisamos participar mais de rodas de conversa para aprendermos a combater essas violações”.
Nesta quarta-feira (26), o Ônibus Lilás visitará a localidade de Campo Maior, já na quinta-feira (27) as ações serão em Altos.
Mín. 26° Máx. 27°