Por Josy Rodrigues Donato- Ascom Semus Gurupi
Em busca de soluções para desburocratizar o processo de compra de medicamentos, a secretária municipal de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, participou de uma reunião em Palmas nesta segunda-feira, 24. O encontro reuniu representantes das maiores cidades do Tocantins – Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso – para discutir a aquisição compartilhada de medicamentos e o desenvolvimento do Programa de Pactuação de Atenção Especializada (PPAE).
Uma das principais pautas do encontro foi a formação de um grupo de trabalho para estruturar um consórcio de saúde integrada, permitindo a aquisição compartilhada de medicamentos e insumos entre os municípios. Com essa iniciativa, espera-se otimizar processos, reduzir custos e garantir um abastecimento mais eficiente das redes de saúde municipais.
Para Luana Nunes, a formação de um consórcio para aquisição de medicamentos e insumos é essencial para superar os desafios enfrentados pelos municípios. “ Foi uma reunião muito produtiva e tenho certeza que virão coisas boas, pois é um pontapé inicial para desburocratizar o processo de aquisição de medicamentos. Viabilizar isso de forma muito mais rápida e também com preços que são ainda melhores para os municípios e em Gurupi estamos empenhados em fazer dar certo”, afirmou a secretária.
A reunião contou com a presença da secretária municipal de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski; da secretária municipal de Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia; representantes da Saúde de Paraíso e de Porto Nacional e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Comens), Carlos Zandoná.
Mín. 24° Máx. 28°