Quarta, 26 de Março de 2025
27°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Gurupi - TO

Educação de Gurupi implanta projeto que visa inclusão de crianças autistas na rede municipal e promove formação aos educadores

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi/Com informações da Assessoria de Imprensa de “Mundo do Theo” A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Muni...

25/03/2025 às 20h13
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO
Foto: Reprodução/Prefeitura de Gurupi - TO

Por Fernando Vieira – Secom Gurupi/Com informações da Assessoria de Imprensa de “Mundo do Theo”

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está implantando o projeto “O Mundo do Theo”, uma iniciativa inovadora voltada à inclusão de crianças autistas na rede municipal de ensino. Como parte desse processo, nesta segunda-feira, 24, teve início uma formação para educadores sobre o projeto. Gurupi é pioneira no Tocantins na implantação dessa iniciativa, que busca capacitar profissionais para melhor atender os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Formação acontece no Centro Cultural Mauro Cunha. Foto: Ascom Semeg
Formação acontece no Centro Cultural Mauro Cunha. Foto: Ascom Semeg

Atualmente, a rede municipal de ensino de Gurupi atende cerca de 300 crianças diagnosticadas com TEA. Para qualificar o atendimento a esses alunos, professores, coordenadores e gestores educacionais participaram de uma formação específica para atuar no projeto. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Mauro Cunha e encerra nesta terça-feira, 25.

No primeiro dia, o encontro reuniu diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores das salas de recursos, além dos profissionais que atuam da pré-escola ao 1º ano. Já os professores do 2º ao 5º ano e profissionais de apoio estão sendo capacitados neste segundo dia de programação.

Continua após a publicidade

Projeto visa inclusão nas escolas de Gurupi

Nesta primeira etapa da implantação do projeto, os profissionais passam por uma sensibilização sobre a realidade das crianças com TEA. Entre os temas abordados estão as estratégias de acolhimento às famílias e estudantes, além da importância das metodologias ativas em sala de aula. A formação também tem um papel multiplicador, pois os educadores serão responsáveis por transmitir esse conhecimento aos alunos e familiares.

Continua após a publicidade

O projeto “O Mundo do Theo” tem como base um kit pedagógico que apresenta a história de Theo, um menino com TEA, destacando a importância do respeito, da empatia e da inclusão na construção de um ambiente escolar acolhedor. A professora Mestre Fabiana Cáceres, coordenadora da implantação do projeto pedagógico, reforça a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o tema. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirmou.

Kit pedagógico do projeto “O Mundo do Theo”. Foto: Ascom Semeg
Kit pedagógico do projeto “O Mundo do Theo”. Foto: Ascom Semeg

Prefeita e secretário destacam compromisso com a inclusão

Continua após a publicidade

A prefeita Josi Nunes, que esteve presente na formação, reforçou a importância do projeto. “Nossa gestão tem um compromisso sério com a inclusão. Queremos acolher a todos, e sabemos que a inclusão precisa ser construída de dentro para fora do ambiente escolar. O número de crianças diagnosticadas com TEA tem crescido e, por isso, é fundamental investir na qualificação dos nossos profissionais para atender essa realidade crescente da melhor forma possível”, destacou a gestora.

O secretário Municipal de Educação, Samuel Martins, destacou a relevância da iniciativa e da capacitação dos professores, coordenadores e diretores. “Esse projeto é um marco para a educação de Gurupi, pois demonstra o compromisso da gestão da prefeita Josi Nunes com a inclusão. Estamos investindo na qualificação dos profissionais para que possamos proporcionar um ambiente adequado e acolhedor para essas crianças, sendo a primeira cidade do estado a adotar esse modelo inovador”, enfatizou.

A coordenadora da implantação do Projeto Pedagógico, a professora Mestre Fabiana Cáceres, alerta sobre a importância de se buscar conhecimento sobre o assunto. “Quando você entende as emoções da criança autista e como lidar com elas, o respeito se estabelece, transformando o ambiente num espaço acolhedor. Assim, a criança passa a se sentir segura em sala de aula”, afirma Fabiana.

Sobre o projeto

O projeto “O Mundo do Theo”, desenvolvido pela Editora Galeria das Letras, conta com materiais pedagógicos, formação EAD certificada de 40 horas e um ambiente de troca de experiências, fomentando a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de novas metodologias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários