Sexta, 28 de Março de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Piauí

Capacitação de técnicos agropecuários prepara Piauí para novo cenário sanitário

Com o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lotado, começou, nesta quinta-feira (20), em Teresina, o curso de capacitação téc...

20/03/2025 às 23h36
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lotado, começou, nesta quinta-feira (20), em Teresina, o curso de capacitação técnica em defesa sanitária animal, promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O evento reuniu quase 100 técnicos agropecuários e coordenadores das Unidades Sanitárias de Agricultura e Veterinária (USAV) dos territórios Carnaubais, Entre Rio e Vale do Sambito.

O curso tem como principal objetivo preparar os profissionais para o novo cenário sanitário do estado, que em maio deverá receber o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. O secretário da Sada, Fábio Abreu, ressaltou a importância dessa qualificação.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O Piauí está prestes a conquistar o certificado Internacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, emitido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Para isso, é essencial que nossos profissionais e técnicos agropecuários estejam preparados para essa nova realidade”, disse.

Continua após a publicidade

O reconhecimento desse status será um marco para a agropecuária piauiense, exigindo um esforço contínuo para manter a sanidade do rebanho. A Adapi tem intensificado suas iniciativas para garantir a manutenção desse novo status sanitário. Segundo João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, a capacitação será fundamental para o alinhamento de estratégias e procedimentos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Continua após a publicidade

“Este curso é essencial para garantir que nosso corpo técnico esteja atualizado e preparado para os desafios da defesa sanitária animal. Além de reforçar a segurança do nosso rebanho, será uma oportunidade para aprendizado contínuo e troca de experiências”, destacou.

A capacitação vai até está sexta-feira (21), e inclui treinamentos sobre o sistema informatizado de defesa agropecuária, ferramenta indispensável para a execução eficiente das ações de monitoramento e controle sanitário. Além da qualificação técnica, a capacitação servirá como um espaço para compartilhamento de boas práticas e experiências entre os profissionais, fortalecendo ainda mais as ações de defesa sanitária no estado.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários