O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta sexta-feira (28) o edital da obra de pavimentação da PR-574 e PR-575, na região Oeste, com investimento estimado de R$ 107.691.020,7. As duas rodovias fazem a ligação entre Cafelândia, Palmitópolis (distrito de Nova Aurora) e Jotaesse (localidade de Tupãssi).
A licitação acontece na modalidade concorrência eletrônica, com sessão de disputa marcada para o dia 10 de abril às 11h, no portal Compras.gov.
“Vamos ligar três municípios com novas rodovias pavimentadas e um contorno, melhorando a integração regional e beneficiando tanto o deslocamento de cidadãos quanto o escoamento da produção da região Oeste” afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É um investimento de mais de R$ 100 milhões que proporcionará mais qualidade e desenvolvimento socioeconômico”.
A obra terá 21,27 quilômetros de extensão e inclui o novo Contorno de Palmitópolis. As pistas serão de pavimento asfáltico com duas faixas de 3,5 metros de largura cada e acostamentos de 2m em cada lado.
Na PR-574, trecho de 8,09 quilômetros entre Palmitópolis e Cafelândia, também será construída uma nova ponte sobre o Rio Central, em um local diferente da atual. Ela passará de 6,25m de largura por 13m de extensão para 11,8 m de largura e 46m de extensão. Ainda neste trecho, o bueiro triplo na altura do Rio Iguaçuzinho será substituído por uma ponte de 12,7m de largura por 36m, de comprimento. No acesso a Palmitópolis será implantada uma interseção em nível do tipo rótula não-vazada, com nova iluminação viária.
Na PR-575 será pavimentado um trecho de 11,44 quilômetros, entre Palmitópolis e Jotaesse. Uma nova ponte sobre o Rio Verde será construída em trecho variante, passando dos atuais 6,25m de largura por 11,55m de comprimento para 11,8 metros de largura por 63m de comprimento. No começo e final do trecho serão implantadas novas rótulas com iluminação.
Por último, o novo Contorno de Palmitópolis, que terá 1,74 quilômetro de extensão e vai ligar as duas rodovias, sendo implantado ao sul do distrito.
“Vamos substituir antigas pontes por estruturas muito maiores, em largura e principalmente em comprimento, garantindo mais capacidade de tráfego nos trechos” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Também teremos mais segurança nestas rodovias com correção da geometria de curvas críticas e a implantação de acostamentos ao longo dos 21,27 quilômetros da obra”.
Após conclusão da licitação e assinatura de contrato, o prazo de execução será de 540 dias corridos (18 meses).
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