Reforçando sua posição como líder mundial na produção de veículos eletrificados e soluções sustentáveis, a BYD traz pela segunda vez ao Brasil o navio cargueiro BYD EXPLORER N° 1. A embarcação chega para atender a crescente demanda de mercado pelos veículos da marca até que a fábrica de Camaçari–BA inicie as operações. O complexo na Bahia será o maior fora da China e terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira etapa e até 300 mil numa segunda etapa.
O navio atracou nesta quinta-feira (27/02) no Portocel, em Aracruz–ES, trazendo 5.524 veículos elétricos e híbridos das famílias Dolphin, Song e Yuan. Saindo de Nigbo, na província chinesa de Zhejiang, onde fica o quarto maior porto do país, o navio fez escalas para abastecimento em Singapura e Port Louis antes de chegar ao Brasil.
Esse cargueiro é o primeiro de um total de oito navios do plano inicial divulgado pela BYD. Com 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transportar até 7 mil veículos e conta com as mais modernas tecnologias de navegação. Sua tripulação é composta por profissionais da Índia, Filipinas, Ucrânia e Bulgária.
"A chegada do BYD Explorer N° 1 ao Brasil pela segunda vez mostra nosso comprometimento em atender à crescente demanda por veículos eletrificados no país. Enquanto preparamos o início da produção em Camaçari, essa operação garante que mais consumidores tenham acesso aos nossos modelos com agilidade. Investir em uma frota de cargueiros própria faz parte da nossa estratégia para tornar a mobilidade sustentável mais acessível e reforçar a posição da BYD como líder na eletrificação automotiva nos mercados que opera", comenta Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
"Essa operação representa um marco não apenas para o nosso porto, mas uma opção para o setor automotivo. Há aproximadamente seis meses, iniciamos as discussões com os parceiros envolvidos, avaliando detalhadamente as condições necessárias para receber o EXPLORER N° 1, um navio cujas especificações são distintas das embarcações convencionais que costumam atracar aqui”, destaca o gerente-executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.
Crescimento global e liderança no Brasil.
Em 2024, a BYD se tornou a terceira marca mais vendida no mundo, superando montadoras tradicionais e alcançando 4,3 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. No Brasil, a empresa tem desempenhado um papel fundamental na popularização dos veículos eletrificados, consolidando-se entre as dez montadoras com mais emplacamentos no país e sendo a referência nesse segmento, reconhecida nacionalmente como Top of Mind no quesito, elétricos.
Atualmente, a BYD lidera a transição energética no setor automotivo nacional e mundial. Com o marco histórico de 76.811 emplacamentos no Brasil em 2024, a BYD é responsável por 7 a cada 10 veículos elétricos vendidos e 1 a cada 4 híbridos.
Expansão do serviço de pós-venda.
Seguindo a alta demanda por veículos eletrificados, a BYD também investe pesado na expansão do atendimento pós-venda, acompanhando o crescimento do mercado. O Centro de Partes e Peças, em Cariacica–ES, é operado pela GDL, a maior provedora de serviços de logística integrada do Estado. No último ano, a BYD quase duplicou seu estoque de componentes, passando de 370 mil para 718 mil peças, um crescimento de 94%. Além disso, a área física foi ampliada em 20.000m², totalizando agora 24.500m², o que representa uma expansão de, 444%.
A eficiência logística também teve um salto significativo: a expedição diária passou de 600 para 2.661 peças, um aumento de 343%. A equipe do centro de peças segue em expansão, com novas contratações de profissionais especializados em logística e pós-vendas.
Para aprimorar ainda mais o atendimento, a BYD está desenvolvendo um sistema de integração entre concessionárias e fornecedores, com lançamento previsto para o segundo trimestre de 2025. Essa tecnologia permitirá o processamento automático de pedidos e o rastreamento em tempo real das entregas, garantindo ainda mais eficiência.
Com essas iniciativas, a BYD reitera seu compromisso de longo prazo com os consumidores brasileiros, investindo constantemente em aprimorar processos que possibilitem a excelência no atendimento e a satisfação dos clientes.
Mín. 26° Máx. 28°