A Secretaria das Mulheres (Sempi) participou, nessa quarta-feira (26), do Mutirão de Documentação para Mulheres Trabalhadoras Rurais de Simplício Mendes. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, organizado no estado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).
Na oportunidade, além de contribuir com o processo de documentação, a Sempi promoveu uma roda de conversa sobre violência doméstica e importunação sexual, no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) José Atanásio de Santana. Durante o encontro, também foram entregues materiais informativos que contêm canais de ajuda e recursos disponíveis para aquelas que se encontram em situação de violência.
A assistente social do Centro de Referência Francisca Trindade, Nilce Araújo, explicou como o assunto foi trabalhado. “Compartilhamos orientações e informações sobre Lei Maria da Penha e como procurar ajuda, em casos de violência doméstica, aqui no município de Simplício Mendes”, completou a profissional.
Na roda de conversa, as mulheres pontuaram a importância da temática debatida no ambiente rural. Para a agricultora familiar da localidade Pintado, Maria de Fátima Gomes, foi um momento muito importante. “Meu desejo é ter mais oportunidade como essa, pelo menos a cada seis meses. É um assunto para estarmos aprendendo cada vez mais, principalmente para quem mora na zona rural”, relatou a produtora.
O mutirão conta com a participação de demais órgãos como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria da Segurança Pública (SSP), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A atividade estará em funcionamento no município até sexta-feira (28), das 8h às 17h. O local de atendimento é o Polo de Apoio Presencial UAB Antônio de Moura Fé, situado na Rua Pio Sérvio, s/n.
Mín. 26° Máx. 28°