O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou, nesta quinta-feira (27), o encerramento do módulo básico do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que faz parte do projeto Entenda Minhas Mãos, voltado para os servidores do órgão. A iniciativa é do Governo do Piauí, por intermédio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Escola de Governo e Secretaria da Administração (Sead).
O projeto de inclusão e capacitação de servidores dos órgãos estaduais em Libras já formou diversas turmas, nos níveis básico, intermediário e avançado. O objetivo é que todas as instituições da administração pública estadual tenham servidores aptos a se comunicar efetivamente em Libras.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, disse que o curso vai dar mais dignidade para os surdos que buscam serviços nos órgãos estaduais. “Ficamos muito felizes em saber que esse projeto está trazendo bons resultados para administração pública e que isso está contribuindo com a comunicação da comunidade surda”, explicou o secretário.
Eduardo Silva, servidor do TCE-PI que concluiu o primeiro módulo do curso, acredita que esse tipo de trabalho é muito importante. “Com esse aprendizado, nós crescemos profissionalmente e também podemos ter a capacidade de se comunicar com as pessoas surdas”, finaliza.
Mín. 26° Máx. 28°