O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), a visita de estudantes do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), unidade Vitória.
Inicialmente, os alunos assistiram a um vídeo institucional que destaca a trajetória e os serviços da autarquia. Em seguida, foram apresentadas as ações da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) pelo supervisor de Serviços Web, João Cosmo.
Ele mostrou como o Prodest atua na gestão de 280 bancos de dados e de mais de 30 mil contas de correio eletrônico. Ele também abordou o emprego de aproximadamente 2.500 máquinas virtuais no Data Center do Estado, localizado na sede da autarquia, em Vitória.
“Temos vários mecanismos para a proteção dos dados dos órgãos estaduais. Um deles é o backup, que consiste em cópias de segurança que permitem a recuperação de dados atingidos por um ataque cibernético”, explicou João Cosmo.
Serviços digitais
Os alunos também conheceram os serviços da Gerência de Sistemas (Gesit) que foram apresentados pelo analista de Tecnologia da Informação (TI) Vinicius de Freitas Soares. Ele destacou que a unidade é responsável pela gestão de 152 sites e 159 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Estado.
Soares também explicou o funcionamento do Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 581 serviços do Governo do Estado, sendo 340 digitais, 134 parcialmente digitais e 104 presenciais.
Além disso, o analista deu exemplo de diversos serviços digitais desenvolvidos pelo Prodest, como Agenda ES, o sistema de inscrições do CNH Social, o software Seleção Aluno, a ferramenta de Ouvidoria do Governo do Estado, o sistema E-Flow, entre outros.
Na apresentação, foram citados os benefícios ambientais e financeiros proporcionados pelo sistema E-Docs, responsável pela tramitação de processos e documentos de forma eletrônica nos órgãos do Poder Executivo Estadual.
Fibra Óptica
Na última parte da visita, o analista de TI Roger Trancozo, da Gerência de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Geitic), explicou o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado. Com a Rede ES Digital, todos os municípios capixabas estão conectados a uma estrutura de alta velocidade que contempla hospitais, delegacias, escolas, entre outras repartições estaduais.
Para o professor Renisson Rodrigues de Souza, a visita é muito importante para os alunos compreenderem de forma prática o conteúdo apresentado em sala de aula.
O estudante André Altivo considerou que a atividade contribuiu para conhecer os serviços disponibilizados pelo Prodest. “Gostei bastante da parte que falou das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de sites e sistemas”, pontuou.
As instituições de ensino, com cursos na área de Tecnologia da Informação, podem agendar uma visita técnica ao Instituto, enviando e-mail para comunicacao@prodest.es.gov.br.
>
Mín. 26° Máx. 28°