A ação do projeto piloto “Todos Contra a Dengue”, coordenador pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizado no bairro Independência, no núcleo Cidade Nova, nos dias 26 e 27 de fevereiro. O Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM) e a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) estão recolhendo os entulhos e materiais que podem servir de criadouro do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Como o projeto piloto tem apoio de várias outras secretarias e autarquias da gestão, enquanto SSAM e Sevop fazem a limpeza, os Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS) percorreram novas quadras do bairro para reforçar a orientação à população e eliminar focos do mosquito, como ressalta o coordenador de Vigilância Ambiental e de Endemias, Bruno Anchieta.
“Os ACSs fazem o acompanhamento das famílias e, caso identifiquem alguém com sintomas de dengue, encaminham imediatamente para a Unidade de Saúde da Família Dr. Emerson Caselli. Já os ACEs atuam no controle vetorial, esvaziando recipientes com água, aplicando larvicidas e orientando os moradores sobre prevenção”, explicou.
Além disso, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), promoveu uma ação educativa na Escola Municipal Professora Ana Creusa da Silva Bezerra. Durante a atividade, alunos do curso de Medicina da FACIMPA auxiliaram na conscientização de estudantes sobre os riscos da dengue e as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito.
Neste período chuvoso, agente de endemias Ivanete Barbosa pontua que a atenção deve ser redobrada. “Nessa época, o mosquito se desenvolve mais rápido. Nossa equipe visita cerca de 20 a 25 casas por dia, sempre alertando os moradores para verificarem seus quintais e eliminarem qualquer recipiente que possa acumular água”, detalhou.
Para o aposentado Valdemar da Silva, a visita dos agentes é essencial para reforçar os cuidados preventivos. “Aqui em casa, a gente já tem esse cuidado, sempre virando as latas para não acumular água. Acho muito importante esse trabalho, porque a dengue é perigosa”, afirmou.
A mobilização no bairro Independência contou com visitas domiciliares, orientação e remoção de materiais que possam servir de criadouro para o Aedes aegypti. A próxima mobilização do projeto piloto será no núcleo pioneiro da cidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Igor Leite
The post Cidade: Várias secretarias atuam no projeto “Todos contra a Dengue” appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 26° Máx. 28°