A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está avançando na implantação do sistema AGHUse nas unidades hospitalares da Paraíba. O tema foi discutido em reunião realizada, nesta quarta-feira (26), com a Escola de Saúde Pública (ESP). Utilizado em 10 estados e pelas Forças Armadas, o AGHUse é uma evolução do AGHUX, aplicativo usado para a gestão de hospitais universitários. A plataforma visa modernizar a administração e digitalização dos serviços de saúde, garantindo maior eficiência e segurança no atendimento. Além disso, a ferramenta compõe a Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde, que estabelece a unificação das informações hospitalares no estado.
A digitalização dos processos hospitalares permitirá maior transparência, contribuindo com a rastreabilidade de informações e aprimorando o suporte para os profissionais de saúde. De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação da SES, Kleyber Araújo, o objetivo principal da nova ferramenta é consolidar uma rede integrada e mais eficiente.
"Estamos nesse processo de implementação desde 2024, visando conectar toda a rede hospitalar da Paraíba, para promover um atendimento mais ágil, seguro e eficiente para os pacientes, além de aperfeiçoar a gestão dos recursos hospitalares. Para isso, a SES tem realizado a implementação do sistema de forma gradual, assegurando a capacitação das equipes e a adequação dos fluxos de trabalho”, explicou.
Atualmente, 222 municípios paraibanos possuem o Prontuário da Atenção Básica integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que é responsável pela troca segura de informações entre diferentes unidades do SUS. A partir da implementação do novo sistema, essa agregação de dados será expandida para serviços de média e alta complexidade, unificando os prontuários em todos os níveis de assistência.
A nova ferramenta trará maior eficiência na gestão hospitalar, reduzindo desperdícios, aprimorando o controle de insumos e medicamentos, além de mais segurança para os profissionais de saúde na tomada de decisões. Para os pacientes, a unificação dos prontuários eliminará a necessidade de exames repetidos, agilizando o atendimento e promovendo uma assistência assertiva e humanizada.
“O AGHUse não apenas moderniza os hospitais, mas também aprimora a gestão, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente para a população. O sistema reforça a consolidação de um SUS mais digital, integrado e eficaz”, reforçou Kleyber Araújo.
Durante a reunião que ocorreu nesta quarta-feira (26) com a Escola de Saúde Pública (ESP), também foi discutido o edital para seleção dos profissionais que atuarão na implantação do AGHUse. O processo seletivo simplificado oferecerá 46 vagas, além de formar um cadastro de reserva para o Projeto Conecta SUS PB, voltado à digitalização da rede hospitalar. As contratações ocorrerão por meio de bolsa de desenvolvimento tecnológico, com validade de 12 meses e possibilidade de prorrogação conforme a necessidade do projeto.
A previsão é que o AGHUse comece a ser utilizado nas unidades hospitalares em abril de 2025, com início na primeira macrorregião e sendo ampliado, ao longo do ano, para toda a rede estadual. A implantação do sistema representa um avanço tecnológico significativo para a saúde pública da Paraíba.
Mín. 26° Máx. 28°