O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), iniciou nesta segunda-feira, 24, em Palmas, a programação do Encontro Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social, com os objetivos de contribuir e aprimorar a gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O evento segue até esta terça-feira, 25, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e reúne prefeitos, secretários municipais de assistência social, assistentes sociais, autoridades e demais trabalhadores do Suas dos 139 municípios tocantinenses.
“O objetivo do encontro é levar orientações para prefeitos, secretários e técnicos do Suas de todos os municípios sobre a gestão, a execução e o financiamento da política de assistência social”, destacou a titular da Setas, Cleizenir dos Santos, durante a abertura do evento.
Durante os dois dias de encontro, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas relativas à execução da gestão da Política Estadual da Assistência Social e do Suas, de modo a assegurar o fortalecimento dos serviços prestados à população.
A secretária de Assistência Social de Paranã, Márcia Cristina, pontuou a importância do encontro para os municípios de pequeno porte. “O nosso município é de pequeno porte e os conhecimentos aqui compartilhados contribuem para que a política de assistência social seja, de fato, executada nos 139 municípios”, ressaltou.
Projeto “Mãos que Criam”
No primeiro dia do encontro, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, lançou o projeto de inclusão produtivaMãos que Criam, iniciativa que resgata e amplia o antigo projetoRecriarte, desativado há anos. Com uma nova identidade e espaços modernos, a ação visa possibilitar aos beneficiários um implemento na renda, por meio de oficinas e cursos. OMãos que Criampromoverá cursos de barbeiro, cabeleireiro, manicure, panificação, doces e compotas, costura básica, oficinas de artesanato em retalho, em vidro, bordado livre, pintura em tecido epatchwork.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero assegurou aos municípios que o governador Wanderlei Barbosa deseja estender o projeto. “Além da reforma e da reestruturação no prédio do projeto na região norte de Palmas, teremos um novo centro de atendimento na região sul da capital. É um desejo do governador levar o projeto para todas as cidades tocantinenses”, salientou.
Palestras
A palestra de abertura do evento foi realizada pela assistente social da Setas, Régina Mercês, que apresentou, aos gestores municipais, o que já foi conquistado na regulamentação da política de assistência social, as legislações e os instrumentos legais, além de como ela deve ser desenvolvida.
“É um panorama de como está a política de assistência social do estado, destacando os equipamentos que temos e quantos eles são; os serviços e os benefícios ofertados; a quantidade de instituições e famílias que são atendidas no CadÚnico [Cadastro Único], noBolsa Família, no programaCriança Felize no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos; e o cofinanciamento dos Benefícios Eventuais”, pontuou a assistente social.
Presenças
Também participaram do evento a senadora Professora Dorinha; o diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), José de Arimatéia; a secretária de Estado Mulher, Berenice Barbosa; o presidente da Agência de Metrologia, Ronan Dorneles de Sousa; o secretário-executivo da Ação Social de Palmas, Amilson Rodrigues; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Helenilva Custódio; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores de Assistência Social (Coegemas), Débora Francisca Dutra; entre outras autoridades.
Programação
25/02 – 2º dia (terça-feira):
Atração local – Mauredson Saxofone;
8 horas – Atração cultural – Balé Popular;
8h20 –PainelCadastro Único e Bolsa Família– Nágila Praigida;
8h50–Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz– Katilvânia Guedes;
9h10 –Benefícios Eventuais e Emergenciais no Suas– Paula Oliveira Lima (MDS);
9h50 – Roda de conversa das apresentações – coordenação: Régina Mercês;
10h30 –Coffee break;
10h45 – Painel Serviços Suas: proteção social especial alta e média complexidade – Eziana e Aline;
11h30 – Roda de conversa das apresentações – coordenação: Ruth Sampaio;
12 horas – Intervalo para almoço;
14h – Acolhimento - Wanio Braga Ribeiro Maracaípe (Seduc);
14h10 – Painel Conselho Estadual da Assistência Social – CEAS – Helenilva Custódio;
14h40 – Apresentação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional – Fernanda;
15h20 – Roda de conversa – Ana Karla;
15h 40– Painel deEconomia Solidária e Inclusão Produtiva –Clay Rios;
16h10 – Programa Jovem Trabalhador;
16h40 – Encerramento.
Mín. 26° Máx. 28°