Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Governo do Estado apoia celebrações pelos 450 anos da primeira missa em Sergipe

Marco religioso em Santa Luzia do Itanhy conta com programação voltada para atividades voltadas à fé, cultura e esporte

24/02/2025 às 15h57
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Governo do Estado apoia celebrações pelos 450 anos da primeira missa em Sergipe // Foto : Ascom/ PMSLI
Governo do Estado apoia celebrações pelos 450 anos da primeira missa em Sergipe // Foto : Ascom/ PMSLI

O município de Santa Luzia do Itanhi, a povoação mais antiga de Sergipe, localizado no litoral sul sergipano, se prepara para um momento histórico: a celebração dos 450 anos da primeira missa realizada em solo sergipano. O evento, que acontecerá no dia 28 de fevereiro, conta com o apoio do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e reunirá fiéis, autoridades religiosas e moradores para uma programação especial.

De acordo com registros históricos, a missa foi celebrada em 1575 pelos padres jesuítas Gaspar Lourenço e João Salônio, pertencentes à Companhia de Jesus, com a presença de colonos, soldados e indígenas tupinambás que habitavam a região. Mais tarde, no município, foi erguida uma cruz com cerca de 80 palmos e fundada a Aldeia de São Tomé.

Conforme a secretária de Governo e Cultura, Valdjane Amor, o marco religioso destaca a importância cultural e histórica de Santa Luzia do Itanhi. “Será uma data muito importante para o município, é um resgate da nossa história, das nossas origens. É o momento de rememorar uma história iniciada há 450 anos que fala tanto sobre o nosso estado, preparamos uma programação bem diversa para isso”, conta Valdjane. 

 “Para nós, como igreja católica, é de suma importância celebrar esta data, louvando e agradecendo a Deus estes 450 anos de fé. O povo sergipano é um povo de fé, isso marcado em sua cultura e sua religiosidade popular, cada vez mais presente. Então, rezamos a Deus por todos aqueles homens e mulheres que ao longo desses anos têm se dedicado, trabalhado em prol da fé, da propagação da fé e do anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo entre nós”, completa o Padre Iuri. 

Continua após a publicidade

 A programação do evento inclui atividades voltadas à fé, cultura e esporte. Com início às 6h, será realizada uma alvorada e um ofício religioso de Nossa Senhora. Em seguida, acontecerá uma corrida rústica, seguida pelo hasteamento das bandeiras e a inauguração de um monumento em homenagem à data. Durante o período da tarde, na praça principal da cidade, acontecerá uma feira cultural, apresentações artísticas, cortejos litúrgicos, momentos de oração e descerramento da placa comemorativa dos 450 anos. 

O ponto alto da celebração será a Missa Campal, presidida pelo Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, acompanhado pelos bispos das dioceses de Estância, Aracaju e Propriá. O evento se encerrará com um show religioso de Willian Sanfona.

Continua após a publicidade

Programação

6h: Alvorada (santuário) e Ofício de Nossa Senhora;

Continua após a publicidade

7h: Corrida rústica, saindo do distrito do Crasto até a sede da cidade;

8h30: Ato Solene, com hasteamento das bandeiras, em frente ao Santuário de Santa Luzia;

10h: Inauguração do monumento em referência aos 450 anos, em frente ao Santuário;

14h: Feira Cultural e apresentações artísticas na praça principal da cidade;

16h: Ato Solene e momento de oração;

17h: Cortejo litúrgico, com a Lira Carlos Gomes, com saída da Igreja até o espaço campal onde será realizada a missa;

17h10: Missa Campal em comemoração aos 450 anos;

19h: Show religioso com o cantor William Sanfoneiro.


 

Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Foto: Flávia Pacheco
Glória Barros/ Foto: Flávia Pacheco
Glória Barros/ Foto: Flávia Pacheco
Márcia Estela/ Foto: Flávia Pacheco
Márcia Estela/ Foto: Flávia Pacheco
Naiara Lima/ Foto: Flávia Pacheco
Naiara Lima/ Foto: Flávia Pacheco
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários