Em uma noite de homenagem e celebração, o Prêmio Esporte Ceará revelou, na última sexta-feira (21), no Teatro do Rio Mar, personalidades, organizações esportivas e homenageou ídolos locais. Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, o momento é de resgate da premiação do conselho do desporto. “Hoje estamos premiando e destacando os atletas 2024, federações que se destacaram no programa de gestão esportiva e gestores esportivos. Também estamos resgatando o trabalho do conselho estadual do desporto em premiar e reconhecer por meio da Medalha do Mérito Esportivo personalidades que se destacaram no âmbito do esporte em nosso estado, sendo como atleta, gestor e técnico, hoje nessa noite, estamos resgatando o grande prêmio da história do esporte em nosso estado reconhecendo essas personalidades”, afirmou.
“Tenho certeza que a partir desse ano essa grande festa irá ficar no calendário do esporte do nosso estado e que venham muitos anos de reconhecimento das personalidades que fazem história do esporte no nosso estado”, contou.
O Prêmio Esporte Ceará foi realizado em três categorias: Prêmio Destaques Esportivos do Ano, Prêmio Desempenho Organizacional do Esporte e Medalha do Mérito Desportivo do Ceará. A entrega da Medalha do Mérito Desportivo do Ceará, maior honraria do esporte cearense, estabelecida pelo Decreto Nº 36.378/24, concedida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio do Conselho do Desporto do Estado do Ceará. Foram eleitos cinco agraciados.
Grau I – Atleta: Shelda Kelly Bruno Bedê: da Modalidade de Vôlei de Praia
Grau II – Paratleta: Francisco Jefferson de Lima, da Modalidade de Atletismo
Grau III – Profissional Técnico Esportivo: Wilson Nóbrega Sabóia
Grau III – Membro da Comissão Técnica da dupla de Vôlei de Praia Duda e Ana Patrícia – Conquista da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024: Oliveira Neto
Grau IV – Profissional Gestor ou Liderança do Esporte: Rogério Pinheiro – Secretário do Esporte do Estado do Ceará.
O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi homenageado na categoria Amigo do Esporte, concedida a personalidades da sociedade que tem contribuído significativamente com o desenvolvimento do esporte cearense. A vice-governadora, Jade Romero, prestigiou o evento e reconheceu todo o esforço dos atletas e superação, pedindo uma salva de palmas para as famílias que apoiam, lutam, batalham e chegaram na noite de homenagem. Na oportunidade, ela recebeu a comenda do Governador do Ceará, Amigo do Esporte.
Na categoria destaque esportivos do ano 2024 – Atleta Masculino – foram indicados 23 atletas, o eleito nessa categoria foi Luiz Altamir, da modalidade de natação do Ideal Clube de Fortaleza. A Atleta Feminina também teve a indicação de 23 atletas, a agraciada foi Rebecca Silva, da modalidade de vôlei de praia, do Esporte Clube Pinheiros.
Na categoria paratleta masculino o eleito foi Elione Sousa, da modalidade de canoagem, do Projeto Faça um Deficiente um Atleta. Na categoria paratleta feminina, foi agraciada Clariane Abreu, da modalidade de atletismo.
A categoria Técnico e Técnica Destaque do Ano elegeu Luis Marelo Silva Vieira, da Universidade de Fortaleza. No destaque do ano de gestores esportivos foi eleito Marcelo Paz, do Fortaleza Esporte Clube.
Na premiação Desempenho Organização do Esporte Cearense que visa incentivar à adoção de boas práticas de gestão de governança pelas entidades esportivas, em 1º lugar – Federação Cearense de Desporto Aquático 2º lugar – Federação de Futebol Sete Ceará e em 3º lugar – Federação Cearense de Atletismo.
O Prêmio Esporte Ceará foi uma realização do Programa de Desenvolvimento da Gestão do Esporte Cearense (Progesp-CE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), Instituto Dragão do Mar (IDM), Centro de Formação Olímpica (CFO) e Conselho do Desporto do Estado do Ceará (CDEC) e contou com transmissão ao vivo pela TV Ceará (TVC), canal aberto 5.1, para quem não conseguiu assistir no dia veja a transmissão pelo link aqui.
O Progesp tem como objetivo promover o esporte no estado por meio de iniciativas formativas voltadas aos gestores do esporte e de suporte para as entidades esportivas cearenses. O Progesp é um projeto interinstitucional de extensão tecnológica e de pesquisa desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto Federal do Ceará (IFCE), Sesporte, Centro de Formação Olímpica (CFO), Instituto Dragão do Mar (IDM) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE (Faifce). As ações do Progesp são realizadas no espaço físico do Centro Integrado de Gestão do Esporte (Cigesp), inaugurado em março de 2024 e que funciona no prédio central do CFO.
Mín. 26° Máx. 27°