A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) promoveu, nesta sexta (21), a palestra “Como acessar os editais Finep?”. O evento foi transmitido online e teve como palestrante a professora doutora Maria do Socorro Pires e Cruz, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Piauí (Propesqui/UFPI), que também atua como consultora da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A iniciativa teve como objetivo orientar pesquisadores, docentes e estudantes a respeito das oportunidades de financiamento oferecidas pela Finep, além de esclarecer dúvidas dos processos de submissão de projetos.
O reitor da Uema, Walter Canales, ressaltou a importância da captação de recursos para o avanço da pesquisa na instituição. “A Uema tem um compromisso com o fortalecimento da pesquisa e da inovação. Momentos como esse são fundamentais para que nossos pesquisadores tenham acesso a mais oportunidades e consigam desenvolver projetos que impactem a sociedade”, disse ele.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, também destacou a relevância da iniciativa. “Trazer um debate como esse é essencial para que nossos pesquisadores estejam cada vez mais preparados para captar recursos e desenvolver projetos inovadores e estratégicos para o estado do Maranhão. A Uema tem avançado nesse sentido e nosso papel é apoiar e fomentar a pesquisa com oportunidades como essa”, ressaltou.
Durante a palestra, a professora Maria do Socorro abordou os principais desafios e oportunidades nos editais da Finep. “Muitas vezes excelentes ideias não conseguem financiamento por falta de adequação às exigências dos editais. Nossa intenção com essa palestra foi esclarecer essas questões e mostrar os caminhos para aumentar as chances de aprovação”, afirmou.
A chefe da Divisão de Auxílios e Projetos de Pesquisa da PPG, Mayssa Alves, reforçou a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os processos de fomento. “O acesso ao financiamento é um desafio, mas também uma grande oportunidade. Quanto mais capacitados estivermos para submeter propostas bem estruturadas, maior será o impacto da nossa pesquisa”, frisou.
A palestra faz parte de uma série de ações da PPG para fortalecer a pesquisa e inovação dentro da instituição, capacitando sua comunidade acadêmica para acessar fontes de financiamento e desenvolver projetos de alto impacto.
Mín. 26° Máx. 27°