Sábado, 22 de Fevereiro de 2025
26°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Infraestrutura

DER-MG realiza ações de conscientização para o feriado de Carnaval

Objetivo é orientar motoristas e passageiros sobre os cuidados no trânsito durante a folia

21/02/2025 às 21h38
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
DER-MG / Divulgação
DER-MG / Divulgação

Atento ao aumento do fluxo de pessoas chegando e saindo da capital neste feriado de Carnaval, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, realiza, nos dias 25, 26 e 28/2, ações de mobilização para orientar motoristas e passageiros sobre segurança no trânsito, em Belo Horizonte.

Na terça-feira (25/2), das 11h às 13h, na Cidade Administrativa, educadores de trânsito do departamento, embalados por marchinhas carnavalescas tocadas pela banda Bios do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) , e da presença da Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte, vão distribuir material educativo e orientar os cidadãos sobre a importância do uso do cinto de segurança e dos cuidados no trânsito.

Na quarta-feira (26/2), no período da manhã, a equipe do DER-MG realiza as ações na área de embarque e dentro dos ônibus do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, com a distribuição de leques com mensagem educativa.

Além dessas ações, está previsto um comando educativo no dia 28/2, na rodovia MGC 356, km 5 (em frente à Copasa), das 9h às 12h, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e dos fiscais do DER-MG. No local, serão distribuídos folhetos educativos, chamando a atenção dos condutores sobre os perigos e as responsabilidades que envolvem o trânsito, especialmente no período de carnaval.

Além de Belo Horizonte, está prevista outras ações no interior do estado, por meio das 40 unidades regionais do DER-MG. São ações educativas e de fiscalização antes e durante o carnaval.

Para a gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, Rosely Fantoni, o uso do cinto de segurança deve ser sempre enfatizado. “Se acontece uma colisão e uma pessoa está sem o cinto, ela corre perigo e representa risco para os demais ocupantes do veículo. Estudos apontam que em um impacto a 60 km/h, uma pessoa pode ser arremessada com a força de 50 vezes seu peso normal, por isso a importância do uso do cinto de segurança. Também estamos alertando o folião para utilizar transporte coletivo ou aplicativo, caso consuma bebida alcoólica, e não faça uso do celular enquanto estiver dirigindo”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários