Segunda, 24 de Fevereiro de 2025
29°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Geral

Aesp/CE inicia primeiro ciclo de capacitações do CPRaio – 2025

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (17), ao primeiro ciclo de capacitações do Curso Especi...

18/02/2025 às 15h38
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta segunda-feira (17), ao primeiro ciclo de capacitações do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) para o ano de 2025. O curso tem como objetivo preparar policiais militares para atuarem no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), desenvolvendo habilidades essenciais para operações de segurança pública. Entre as competências abordadas estão o patrulhamento tático urbano, a escolta de pessoas e valores, além do apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Aesp/CE e contou com a presença do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval da Silveira Sampaio. Na ocasião, o comandante ministrou uma palestra sobre organizações criminosas, enfatizando a importância de uma abordagem estratégica e integrada para o enfrentamento desse tipo de crime. “Esta aula aborda a atuação das organizações criminosas no Estado do Ceará e no Brasil, sua origem, para que possamos compreender cada vez melhor sua forma de atuação e também a maneira mais eficaz de combatê-las”, destacou o comandante.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) possui uma carga horária de 278 horas/aula e duração de aproximadamente seis semanas. O cronograma inclui treinamento de defesa pessoal, aulas teóricas e práticas, instruções de pilotagem tática de motocicletas, técnicas policiais especiais, doutrina de operações Raio, tiro policial defensivo e disciplinas como direitos humanos, ética e cidadania. Essas atividades são essenciais para capacitar os militares a pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante suas ações.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Durante a solenidade, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou a importância da parceria entre a Aesp/CE e a PMCE, que fortalece todo o sistema de segurança pública e beneficia a população cearense. “A academia sempre esteve disponível para aprimorar processos e ampliar a oferta de capacitações da PMCE. Agora, sob o comando do coronel Sampaio, seguiremos ainda mais abertos e acolhedores”, afirmou.

Continua após a publicidade

O diretor-geral concluiu seu discurso agradecendo a presença do comandante-geral e desejando sucesso aos alunos do curso.“Desejo um ótimo curso e, se Deus quiser, nos encontraremos aqui no dia 31 de março, na solenidade de encerramento. Eu li uma frase e vi ser verbalizada pelo comandante Sampaio, e faço questão de encerrar minha fala com ela: ‘Deus está no negócio, a palavra se cumpre e o impossível se torna realidade’”, finalizou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

Participam desta capacitação 33 policiais militares, entre praças e oficiais. Desse total, 30 são da Polícia Militar do Ceará e três da Polícia Militar da Paraíba. Entre os participantes, destaca-se a presença de duas policiais femininas, que buscam ingressar no CRaio.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O primeiro-tenente Justiniano de Sousa Costa Júnior, da Polícia Militar da Paraíba, é um dos alunos do curso. Ele ressaltou o alto nível da capacitação e demonstrou sua satisfação em participar desta edição, lembrando sua experiência prévia com motocicletas. “No estado da Paraíba, trabalhei com motos por mais de cinco anos. Para este curso, foram oferecidas três vagas para nosso estado. Isso agregará valor à minha carreira e beneficiará a Paraíba quando eu retornar, além de contribuir para a união das nossas polícias e para a formação de novos policiais”, afirmou.

As instruções seguem até o dia 31 de março de 2025, garantindo que todos os participantes tenham a oportunidade de desenvolver as habilidades necessárias para atuar de maneira eficaz no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários