As inscrições para o segundo módulo do Curso de Formação em Petróleo e Gás Natural estão abertas até o dia 18 de janeiro. Com o tema ‘Gás Natural: dos fundamentos à prática’, o curso acontecerá de 19 a 21 de fevereiro, nos turnos da manhã e tarde, na Universidade Tiradentes (Unit). As inscrições estão abertas também para servidores que não participaram do primeiro módulo e podem ser realizadas através do banner ‘Nossos Cursos’ no site: escola.se.gov.br .
A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, e com a Unit, responsável pela condução dos conteúdos.
O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destaca que a iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da secretaria. "A capacitação de servidores é uma das metas da pasta no planejamento estratégico do Estado, com o objetivo de fornecer qualificação técnica a todos os setores competentes. Sergipe se destaca por sua matriz energética, e o tema busca contemplar os diversos órgãos da administração estadual no sentido de preparar o Estado para o novo cenário energético e os projetos que estão no horizonte próximo".
Além deste, outros quatro módulos serão realizados ao longo de 2025, abordando os temas: ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’, ‘Mercado do gás natural’, ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural’ e ‘English for Oil & Gas’. Durante o primeiro módulo, realizado em 2024, o curso ofereceu 50 vagas para servidores de 17 órgãos estaduais.
“Estamos qualificando colaboradores do Governo do Estado para que compreendam cada vez melhor esse segmento tão promissor para o desenvolvimento de Sergipe. Com a formação de servidores públicos e técnicos da área de energia, o Governo alinha suas políticas com a estratégia de atração de investimentos e promoção de um desenvolvimento sustentável”, afirma o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira.
Sergipe e o futuro energético promissor
Sergipe se destaca na produção de petróleo e gás, tanto em campos terrestres (onshore) quanto marítimos (offshore). Com a descoberta de grandes reservas em águas ultraprofundas, o estado projeta a futura e significativa produção desses recursos através do Programa Sergipe Águas Profundas (Seap), reforçando sua posição como um polo estratégico no cenário energético nacional e internacional.
Mín. 25° Máx. 27°