Quarta, 12 de Fevereiro de 2025
29°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Agricultura Piauí

Campanha de atualização de rebanho bovino no Piauí atinge quase 80%, na primeira etapa

A atualização do rebanho é obrigatória e ocorre duas vezes ao ano. A próxima etapa está programada para ocorrer nos meses de maio e junho de 2025.

12/02/2025 às 12h38
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A primeira campanha de atualização cadastral de rebanhos no Piauí registrou 1,7 milhão de bovinos declarados, o que representa 79,13% do total do rebanho estadual. No ano passado, o Estado contabilizou 2.174.174 cabeças de gado. Os dados fazem parte de um relatório divulgado, nesta semana, pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

De acordo com o levantamento, o Piauí possui 60.105 propriedades com criação de gado. Destas, pouco mais de 40.1 mil realizaram a atualização do rebanho durante os 60 dias da campanha. O relatório da Adapi também aponta que, dos 224 municípios do Piauí, 59,82% atingiram mais de 70% de atualização cadastral. Em 24 cidades, o recadastramento chegou a 100%, enquanto 14 municípios registraram índices inferiores a 40%. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Os criadores que não cumpriram o prazo serão notificados e podem sofrer penalidades, como a impossibilidade de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento essencial para a comercialização e o transporte de animais entre propriedades e para frigoríficos. No entanto, os produtores rurais podem ainda se dirigir aos escritórios da Adapi mais próximo para providenciarem a regularização.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Sada, Fábio Abreu, comemorou o resultado da campanha. "A atualização é fundamental para garantir a segurança sanitária do rebanho. Além disso, essa é mais uma etapa na busca do reconhecimento internacional do Piauí como área livre de febre aftosa sem vacinação, um status concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)", destacou Abreu. O evento de reconhecimento acontecerá em maio, em Paris, na França.

A atualização do rebanho é obrigatória e ocorre duas vezes ao ano. A próxima etapa está programada para ocorrer nos meses de maio e junho de 2025. "Esse processo não se limita aos bovinos, mas abrange todos os produtores que atuam na pecuária", explicou Simone Lima, coordenadora de Defesa Animal da Adapi. 

Continua após a publicidade

No Piauí, há mais de 217 mil propriedades com criação de ovinos, caprinos, suínos, equinos e bubalinos, entre outros animais. "Com a conclusão desta campanha, teremos dados mais precisos sobre os rebanhos, o que melhora o planejamento das ações de sanidade animal. Isso fortalece as cadeias produtivas e impulsiona o desenvolvimento econômico e social do estado", ressaltou Simone Lima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários