A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta segunda-feira (10), a entrega de 12 tratores acompanhados de grade aradora e carreta para entidades da agricultura familiar de 12 municípios do Piauí. Foi investido, quase, R$ 1,8 milhão, oriundo de emendas parlamentares do deputado estadual Francisco Limma. Ao todo, mais de 2,4 mil famílias de dez territórios de desenvolvimento serão beneficiadas com os equipamentos.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou como essa entrega beneficiará os agricultores familiares do estado permitindo uma melhoria na produção de alimentos no campo.
“Mecanizar a agricultura familiar é fundamental para que a gente possa ter maior produção, ter uma agricultura familiar muito mais inserida no mercado. Por isso, a gente precisa trabalhar com equipamentos adaptados à agricultura familiar para que seu custo de manutenção seja menor e o impacto no processo produtivo maior e aumente a produtividade desses agricultores”, explicou a gestora.
Um dos tratores entregues foi direcionado para o campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) do município de Valença do Piauí, para auxiliar na formação de estudantes de cursos voltados à agropecuária. O reitor da instituição, Paulo Borges, citou que o equipamento também beneficiará agricultores familiares da região.
“Esse equipamento vai servir não só para pesquisa e extensão, mas, sobretudo, para assistência técnica na área da agricultura, para o pequeno agricultor, incluindo também os alunos do Programa Juventude Rural, outra parceria entre a SAF e o IFPI”, falou.
Uma das associações beneficiadas foi a de produtores da localidade São Domingos, no município de José de Freitas. O presidente da associação, Francisco Luiz Gomes, frisou como essa entrega vai melhorar as condições de trabalho para os produtores da sua região.
“Esse trator beneficiará nosso associado em diversas áreas de trabalho. O arado que ele vem, a carreta também, além de trazer oportunidade para os nossos agricultores terem um trabalho mais digno, levando essa tecnologia aqui. Antes, eles roçavam o mato, usavam defensivos, e isso vai diminuir esse uso com esse implemento lá na associação”, pontuou.
O Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem como objetivo a dinamização e modernização do trabalho no campo, por meio de investimento em organização e tecnologia, com foco na elevação das oportunidades de trabalho e renda, como também na emancipação econômica das famílias de agricultoras e agricultores familiares do estado.
Mín. 26° Máx. 27°