A cidade de Beneditinos recebeu, neste fim de semana, a final do Projeto Futebol de Base, que é realizado pelo Governo do Piauí, por meio das ações da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi). O projeto tem como objetivo utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social de adolescentes, entre 13 e 19 anos.
Em Beneditinos, o projeto implantou três núcleos educacionais de Eutebol, conhecidos como escolinhas de base: o Campo do Prado, no bairro Santa Cruz; o Campo de Várzea da Barrinha, no bairro Barrinha; e o Campo da Boa Lembrança, no bairro Boa Lembrança.
De acordo com a secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, foram realizados cinco treinamentos técnicos semanais, ministrados por profissionais qualificados, que também levaram em consideração o desenvolvimento escolar e familiar dos alunos. Ainda de acordo com a secretária, a proposta do desporto educacional é utilizar o esporte como fator de mudança social, buscando o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
“Consideramos a realidade sociocultural das crianças e adolescentes e vemos que eles como indivíduos são capazes de fazer mudanças em sua comunidade por meio da vivência no esporte. Eles utilizam o esporte, especialmente, o futebol, como uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional e social”, disse Josiene Campelo.
Durante a finalização do Projeto Futebol de Base foram realizadas as etapas finais da Copa Entre Rios de Futebol de Base para as categorias sub-20, sub-17 e sub-15. O campeonato contou com a participação de escolinhas, divididas em três categorias, todas com a participação de atletas formados no município.
Mín. 26° Máx. 27°