Com o tema “Estado de Folia e Felicidade”, o pré-carnaval do Governo do Maranhão tem alcançado recordes históricos. Somente no dia da apresentação da cantora Ivete Sangalo, cerca de 600 mil pessoas passaram pelo Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, na última sexta-feira (7), entrando para a história do carnaval de São Luís. O cálculo do público presente no circuito de 2 km foi feito pela Polícia Militar.
A passagem de Ivete Sangalo em sua primeira apresentação no carnaval do Maranhão foi destaque pelas redes sociais, com referência de vários digitais influencers locais e da apresentadora Xuxa Meneghel que afirmou ser uma fã da cantora baiana. Ela compartilhou o registro da multidão na capital maranhense.
Pelas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo destacou a energia dos foliões e agradeceu pela experiência no show. “Eu nem sei o que falar. Foi uma alegria com a multidão cantando todas as músicas novas: O Verão Bateu em Minha Porta, Energia de Gostosa, Tum Tum Tum. Foi uma coisa muito linda, vocês não têm ideia do que foi esse dia. Sabe quando um dia é especial? Entra uma energia diferente, maravilhosa, muito feliz [...]. Eu deixo um beijo ao Maranhão e eu vou voltar. Vou aos Lençóis Maranhenses”, afirmou.
O sucesso da programação também foi destacado nas redes sociais do governador Carlos Brandão. “Foram cerca de 600 mil pessoas para ver Ivete Sangalo macetando na Avenida Litorânea. Nosso Circuito Vem Pro Mar é um sucesso absoluto”, publicou o governador, neste domingo (9).
A programação de sexta-feira na Avenida Litorânea contou ainda com shows da banda local Confraria do Copo, que abriu a programação; banda CDC, banda TDN e encerramento da Banda Mix in Brasil, com a cantora Mairla Oliveira interpretando músicas consagradas do período carnavalesco. Com uma megaestrutura de som e iluminação, os foliões puderam se divertir com muita tranquilidade.
Na tarde de sábado (8), mesmo com a chuva na capital maranhense, os foliões foram às ruas do Centro Histórico de São Luís para curtir a programação do Circuito Vem Pro Centro, com palcos na Praça dos Catraieiros, Praça do Reggae, Praça da Faustina, Praça da Fé e Beco Catarina Mina. Mais de 30 atrações, incluindo grupos e escola de samba, blocos tradicionais, blocos afros, tambor de crioula animaram a multidão.
Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, ressaltou a importância da programação na região que concentra o conjunto arquitetônico que é Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. “Estamos aqui nesse lindo circuito que o nosso governador Carlos Brandão trouxe este ano. O Centro Histórico está pulsando com nossa cultura, nossa identidade, nossas raízes. Esse é o Carnaval do Maranhão, o melhor carnaval do Brasil”, frisou.
Atrações como Vamu Di Samba, Bicho Terra, Argumento, Banda Guetos, Capital Roots, Tambor de Crioula de Mestre Amaral, Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, Tribo de Índio Tupinambás, Afro Abiyéyé Maylô, Bloco Os Vampiros, Escola Flor do Samba, Bloco Bicicletinha do Samba, Bloco Gigolô Folia, Bloco 100 Limite, entre outros passaram pelo circuito.
Na tarde de domingo (9), a Avenida Litorânea voltou a ser a protagonista da festa com as atrações do Circuito Vem Pro Mar. O Bloco Jegue Folia deu início à programação com suas marchinhas, seguido pelos shows de Erick Andrade e de Andson Mendonça. O cantor pernambucano Henry Freitas se apresentou na sequência com um som que mistura forró e outros ritmos. O encerramento da folia foi comandado pela cantora Márcia Felipe.
ESTRUTURA
O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secma). A programação nos Circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro estimulam um formato de carnaval que começa ainda de dia, aproveitando a beleza natural da orla, do pôr do sol ao anoitecer.
O formato permite maior inclusão, com um ambiente mais acessível para famílias e pessoas de diferentes idades, reforçando o compromisso com a democratização da maior festa popular do estado.
Os circuitos contam com o trabalho integrado das forças do sistema de segurança pública para garantir a tranquilidade e a ordem. Centenas de policiais militares foram mobilizados para as ações, tanto no Centro Histórico quanto na Avenida Litorânea, incluindo patrulhamento aéreo e videomonitoramento.
No Circuito Vem Pro Mar, o Corpo de Bombeiros reforçou as ações com o emprego de drones, quadriciclos, motos aquáticas, botes e viaturas. O circuito também dispõe de dois hospitais de campanha com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de ambulâncias de prontidão para encaminhamentos emergenciais.
Mín. 26° Máx. 27°