Os cerca de 80 idosos que frequentam as aulas de atividades físicas para a terceira idade do Projeto Integração Combate receberam, nessa quarta-feira (5), novos equipamentos esportivos e de recreação. O projeto funciona no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, mantido pelo Governo do Estado.
Entre os itens entregues, pela Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), estão cones, discos, elásticos, steps e escadas de agilidade, que prometem dinamizar ainda mais as atividades realizadas no local.
De acordo com o coordenador do projeto, Adolpho Cardoso, a intervenção positiva da gestão estadual do esporte foi fundamental para o projeto voltar a funcionar no espaço. “Com o apoio da Secretaria dos Esportes conseguimos pagar professores e, assim, voltar o projeto que estava parado. Hoje, o Sarah Menezes é um centro vivo, com aulas que vão desde a infância até a terceira idade”.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Ao oferecer atividades diversificadas e adaptadas às necessidades dos nossos idosos, estamos contribuindo para a promoção da saúde, da autoestima e do convívio social.”
Esses benefícios ganham ainda mais relevância quando se observa os dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicando que em Teresina cerca de 15,6% da população é de idosos. Aproximadamente 150 mil pessoas com 60 anos ou mais, que podem se beneficiar de iniciativas como a do Projeto Integração Combate.
Além das modalidades dedicadas à terceira idade, o projeto também oferece no Centro Sarah Menezes, jiu-jítsu infantil e adulto, kickboxing, defesa pessoal feminina, taekwondo e yoga, reforçando a ideia de que o esporte é uma poderosa ferramenta de integração e promoção da saúde em todas as fases da vida.
As aulas para a terceira idade ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 09h30, no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes. O espaço fica localizado na Av. Dr. Luís Píres Chaves, 918-1120 - Saci, Teresina - PI.
Mín. 26° Máx. 27°