Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
27°

Tempo limpo

Salvador, BA

Esportes Esportes

Governador Elmano anuncia que as finais do Campeonato Cearense já contarão com reconhecimento facial na Arena Castelão

Em mais uma ação de investimento em segurança pública, o Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (4), a implementação da ferramenta de reconhe...

04/02/2025 às 22h02
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Em mais uma ação de investimento em segurança pública, o Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (4), a implementação da ferramenta de reconhecimento facial na Arena Castelão, a partir do dia 15 de março, data marcada para a primeira final do Campeonato Cearense de Futebol 2025. O anúncio aconteceu durante reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o secretário de Esportes, Rogério Pinheiro; e representantes de clubes cearenses.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O governador Elmano de Freitas ressaltou que essa medida é fundamental para garantir mais segurança aos torcedores. “Já definimos que as finais do Campeonato Cearense, que são dias 15 e 22 de março, o sistema já estará funcionando e aí prosseguirá para o Campeonato Brasileiro e outras competições que os nossos times estão participando”, informou.

Ainda sobre a reunião, o governador reforçou o diálogo com os clubes cearenses para um ambiente mais seguro em dias de jogos. “Junto com os clubes cearenses, conversamos sobre o controle de entrada de torcedores, o estádio seguro, o reconhecimento facial para que aquele torcedor que vai entrar no estádio, reconhecimento para quem está na arquibancada, para quem está fora do estádio e todo o aspecto de segurança, que, cada vez mais, temos que garantir. Queremos, cada vez mais, um estádio seguro e que as famílias estejam lá com tranquilidade”, complementou.

Continua após a publicidade

A medida tem base na Lei Geral do Esporte, que entrou em vigor em 2023, onde a biometria facial será obrigatória em todas as arenas esportivas do país com mais de 20 mil lugares. O processo está sendo conduzido em uma parceria entre Secretária de Esportes (Sesporte) e Empresa de Tecnologia do Estado do Ceará (Etice). Para otimizar recursos, a Arena Castelão aproveitará toda a infraestrutura da Copa do Mundo de 2014, utilizando as 246 câmeras e 144 catracas existentes. Os equipamentos serão adaptados e implementados para receber a tecnologia de biometria facial.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

À frente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio enfatizou a alegria da Arena Castelão estrear o serviço de reconhecimento facial já nas finais do torneio estadual de futebol deste ano. “É uma felicidade muito grande que nas finais do Campeonato (Cearense) teremos o reconhecimento facial, que dará mais segurança dentro do estádio, como também o comprometimento da segurança externa acompanhando aquele torcedor de bem”, disse.

Para José Rolim Machado, presidente do Fortaleza Esporte Clube, o Estado fica na vanguarda ao aplicar mais essa ferramenta para a segurança do desportista cearense. “O Governo do Ceará deverá ser um dos primeiros a inaugurar esse sistema e terá todo o apoio do Fortaleza Esporte Clube em levar o torcedor família para dentro do estádio”, comentou o tricolor.

Continua após a publicidade

Presidente alvinegro, João Paulo Silva afirmou que a medida aumenta sensação de segurança para o torcedor que frequenta a praça esportiva. “Isso dá uma tranquilidade para o nosso torcedor. Ele (o governador) sabe que tem o apoio dos times e a gente está muito feliz com essa informação e passando para o nosso torcedor essa tranquilidade”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários