Visando dar mais opções e comodidade para a população sergipana, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade vinculada à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), iniciou nesta segunda-feira, 3, o atendimento no ponto de coleta externa temporário no Shopping Jardins, que fica disponível para a população até o dia 25 deste mês.
De acordo com a superintendente do Hemose, Fernanda Kelly Fraga Oliveira, ações como essa são importantes para ajudar a repor os estoques de sangue do hemocentro. “O objetivo dessa coleta é a manutenção dos estoques de sangue do Hemose. Essa parceria do Governo do Estado, por meio da Fundação de Saúde Parreiras Horta, com o Shopping Jardins, quer incentivar mais pessoas a realizarem esse ato solidário que ajuda a salvar vidas”, afirmou a superintendente.
A secretária Fernanda Nunes aproveitou a oportunidade e realizou a sua primeira doação de sangue. “Eu já queria doar há muito tempo, mas com o dia a dia corrido não tinha a oportunidade. Por morar perto do shopping, a logística ajudou e eu pude vir antes de ir para o trabalho”, contou a mais nova doadora de sangue.
Já o médico Otávio de Oliveira, doador regular, aproveitou que estava passando pelo shopping para contribuir doando sangue. “Eu vi que ia ter a coleta aqui, estava passando e aproveitei que estava período para doar”, ressaltou Otávio.
É importante lembrar que o intervalo de tempo entre doações de sangue é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Por isso, recomenda-se que os homens doem até quatro vezes por ano e as mulheres até três vezes.
O ponto de coleta externa do Hemose ficará na unidade disponível no shopping Jardins até o dia 25 de fevereiro e está localizado na portaria G, em frente ao Gbarbosa, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Ambiente seguro
A Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) vistoriou o ponto de coleta antes da abertura do ambiente para garantir a segurança ambiental e sanitária tanto dos profissionais do Hemose quanto dos doadores.
“É uma rotina nossa que toda coleta externa, que é muito importante para repor estoque de bolsas de sangue no hemocentro, passe por uma vistoria antes, porque a Vigilância Sanitária vai detectar que tudo está dentro do padrão e do que preconiza a legislação sanitária para garantir maior segurança ao usuário e a redução de riscos a eles”, explicou a gerente de serviços de saúde da Vigilância Sanitária Estadual, Tereza Cristina Maynard.
Como doar
O atendimento será prioritariamente por agendamento, mas também estará disponível para voluntários espontâneos. O agendamento pode ser feito por meio dos telefones (79) 3225-8039 e 3259-3174, pelo site hemose.setmore.com ou pelo e-mail ssocial.hemose@fsph.se.gov.br.
Critérios
Para ser um doador de sangue, é preciso estar bem de saúde, sem qualquer sintoma de gripe ou resfriado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar mediante apresentação do termo de autorização dos pais ou responsável legal disponível no site do Hemose.
Mín. 26° Máx. 27°