Sexta, 24 de Janeiro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Estudantes da rede estadual são classificados para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Cinco jovens sergipanos tiveram seus projetos aprovados na etapa classificatória para o programa

24/01/2025 às 15h52
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Divulgação MEC
Fotos: Divulgação MEC

Cinco estudantes da rede pública estadual de Sergipe tiveram seus projetos classificados para participar da etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025, um programa que incentiva o protagonismo juvenil por meio de debates sobre integração regional e mudanças climáticas. A seleção foi baseada na defesa de proposições relacionadas a temas como direitos humanos, inclusão educativa, diversidade e participação cidadã. O resultado oficial será divulgado no dia 7 de março de 2025. Após a divulgação do resultado oficial, três estudantes participarão da etapa nacional, que será composta por 81 jovens de todas as unidades federativas e depois irão para o encontro internacional, que irá ocorrer em Foz do Iguaçu/PR, entre os dias 11, 12 e 13 de agosto deste ano.

Os projetos dos estudantes sergipanos foram avaliados com base em seis eixos temáticos: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, etnia e gênero, integração regional e trabalho. O tema desta edição foi ‘A integração regional e as mudanças climáticas’, visando a promoção de reflexões e buscando soluções para questões globais.

Os estudantes sergipanos selecionados são: Adryam Daniel, do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão; Eloize Barreto, do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, em Ilha das Flores; Júlia Vitória, do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz, em Aracaju; Luiz Eduardo, do Colégio Estadual Tobias Barreto, em Aracaju; e Thawã Raell, do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, em Porto da Folha.

Os jovens atuarão como parlamentares por dois anos, ouvindo outros estudantes e abrindo espaço para discussões sobre a realidade das escolas e comunidades em que vivem. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de propor ações que promovam valores relacionados ao meio ambiente, além do respeito à democracia, aos direitos humanos, à consciência social e à cultura de paz.

Continua após a publicidade

Estudante do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, Eloize Barreto destacou o que espera aprender e vivenciar durante o período do PJM. “Eu anseio poder fortalecer a minha identidade como jovem cidadã e estar consciente dos problemas que ocorrem não apenas no Brasil atual, mas em todo o mundo. Desenvolver habilidades e novas competências é extremamente crucial para minha formação profissional e acadêmica”, destacou.

O estudante Adryam Daniel, do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, explicou sua motivação para participar do programa. “Ao conhecer o Parlamento Jovem Mercosul, meu interesse pela política aumentou. A oportunidade de entender melhor seu funcionamento, conhecer diferentes culturas e debater temas importantes para os países membros é extremamente atraente. Isso impactará positivamente meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, melhorando meu pensamento crítico, argumentação e compreensão de problemas globais. Compartilhar ideias e aprender com jovens de diferentes contextos me motiva, pois acredito no poder do diálogo e da cooperação para um futuro melhor”, explicou.

Continua após a publicidade

Para Thawã Raell, aluno do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, essa é uma oportunidade única. “Participar do PJM será uma experiência transformadora. Quero compartilhar ideias, aprender com jovens de outros países e trazer propostas que representem a juventude sergipana. É uma honra fazer parte dessa etapa”, afirmou o estudante.

Luiz Eduardo, estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto, ressaltou que planeja seguir a carreira diplomática. “Eu quero seguir carreira diplomática, então espero aprender sobre comércio internacional, política de países do Mercosul contra as mudanças climáticas, culturas novas, pessoas diferentes e o Espanhol também”, ressaltou.

Continua após a publicidade

A estudante Júlia Vitória, do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz, afirmou estar empolgada com a oportunidade. “Eu sempre fiquei bem positiva desde o envio da minha proposta de projeto, mas fui pega de surpresa quando abri o e-mail de que tinha sido aceita para a etapa nacional do Jovem Parlamentar do Mercosul. Eu confesso que saí pulando pela casa de alegria e estou muito agradecida por participar de uma oportunidade dessas. Agora estou concentrada na construção da minha campanha para que eu possa seguir como uma Jovem Parlamentar e fazer a diferença na minha escola para todos os jovens do Mercosul”, afirmou.

Assessora técnica pedagógica do Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Seed, Ednéia Sobral destacou a importância do programa. “Vai expandir o conhecimento dos alunos, dar uma visibilidade. O tema deste ano foi maravilhoso, já que fala sobre meio ambiente, um tema urgente que está acontecendo no mundo inteiro e que está suscitando sempre em nossas escolas. Essa oportunidade veio para valorizar o conhecimento dos nossos alunos”, disse.

Parlamento Juvenil do Mercosul
Criado pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM), o Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa que promove a integração regional por meio do protagonismo juvenil. Desde sua criação, o programa incentiva estudantes de redes públicas dos países membros e associados do bloco a debaterem temas como direitos humanos, meio ambiente, inclusão, diversidade e educação, sempre buscando soluções consensuais e sustentáveis. O programa foca no fortalecimento do protagonismo juvenil e na formulação de propostas que abordem temas de relevância para a juventude, com ênfase no desenvolvimento sustentável e na integração regional.

O PJM tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil, proporcionando aos estudantes um espaço de encontro e diálogo onde possam ampliar seus conhecimentos sobre o funcionamento do bloco, as instituições democráticas, as instâncias e como dialogar e buscar consenso para a solução de problemas comuns. 

Adryam Daniel, estudante do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha / Fotos: Divulgação Seed
Adryam Daniel, estudante do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha / Fotos: Divulgação Seed
Eloize Barreto, estudante do Centro de Excência Marechal Pereira Lobo / Fotos: Divulgação Seed
Eloize Barreto, estudante do Centro de Excência Marechal Pereira Lobo / Fotos: Divulgação Seed
Julia Vitoria, estudante do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz / Fotos: Divulgação Seed
Julia Vitoria, estudante do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares Queiroz / Fotos: Divulgação Seed
Luiz Eduardo, estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto / Fotos: Divulgação Seed
Luiz Eduardo, estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto / Fotos: Divulgação Seed
Edneia Sobral / Fotos: Divulgação Seed
Edneia Sobral / Fotos: Divulgação Seed
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários