Sexta, 24 de Janeiro de 2025
26°

Parcialmente nublado

Salvador, BA

Geral Geral

Governo do Ceará amplia política de capacitação profissional

Nessa quinta-feira (23), a Secretaria do Trabalho (SET) participa de uma reunião com o Senac e representantes do gabinete da primeira dama para a a...

24/01/2025 às 15h37
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Nessa quinta-feira (23), a Secretaria do Trabalho (SET) participa de uma reunião com o Senac e representantes do gabinete da primeira dama para a apresentação do projeto Amor na Massa. O objetivo do encontro é planejar a elaboração do cronograma das capacitações no segmento de padaria que serão ministrados por aquela entidade treinadora no âmbito do eixo + Qualificação e Renda, do Programa Ceará Sem Fome.

Em dezembro último, a SET firmou um contrato administrativo com o Senac a fim de ampliar as ofertas de cursos profissionalizantes, oferecendo capacitações na área de gastronomia para os beneficiários, cozinheiros e cozinheiras e demais voluntários das cozinhas do Programa.

Com cursos em fabricação de pães caseiros e artesanais, bolos e tortas, preparo de lanches e salgados, compotas e geleias artesanais, entre outros, as capacitações terão carga horária de 20 horas e deverão ter início em fevereiro. De acordo com a SET, a iniciativa prevê a realização de 650 turmas em 2025, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento de habilidades gastronômicas essenciais. Embora os cursos sejam voltados principalmente para o empreendedorismo, eles também são relevantes para a inserção no mercado de trabalho formal, capacitando os beneficiários a desenvolverem suas próprias iniciativas ou a se tornarem profissionais qualificados em estabelecimentos do setor.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Continua após a publicidade

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o investimento em qualificação profissional tem uma função essencial na inclusão do público atendido pelo Programa. “Para além de se garantir a segurança alimentar das famílias assistidas, nós temos que apoiar o desenvolvimento social dessas pessoas, fornecendo condições de inserção em uma atividade produtiva capaz de lhes garantir autonomia financeira”, explica.

Como se inscrever nos cursos

Os cursos serão realizados nas próprias Cozinhas Ceará Sem Fome e também em outros locais, como escolas, entidades e instituições parceiras, que estão equipadas para receber um tipo de capacitação mais específica.

Continua após a publicidade

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

As informações dos cursos oferecidos, como locais, endereços e início das inscrições serão divulgadas no site e nas redes sociais do programa.
Para a inscrição, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência. Outras informações poderão ser solicitadas, a depender do curso.

Continua após a publicidade

A educação como mecanismo de combate ao desemprego e a pobreza extrema

O governo do Ceará segue investindo em ações com foco no combate às desigualdades sociais com medidas que abrangem a inclusão sociodigital e a geração de emprego e renda. Nesse sentido, os programas de capacitação profissional, que miram na formação de competências para o mercado formal ou no apoio a iniciativas empreendedoras, têm garantido bons resultados para os cidadãos cearenses. Conheça algumas ações:

Qualificar+

Desenvolvido em parceria com a Secretaria do Trabalho e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Projeto Qualificar+ oferta cursos para atender a quatro eixos educacionais: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria, Produção Industrial e Hospitalidade. Os cursos dão atenção especial aos grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negro, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Com mais de 4 mil alunos matriculados nas ofertas, a ação registra 3.791 capacitações se consolidando como uma estratégia fundamental para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas que participam do projeto. A previsão é que até o final, o projeto capacite cerca de 15 mil pessoas em todo o estado.

Construindo Futuros

Parte importante do Eixo + Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome, o projeto Construindo Futuros é executado pela Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A iniciativa tem como objetivo capacitar os beneficiários e voluntários do Ceará Sem Fome nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú. A ação teve início em novembro de 2024, em Fortaleza, e nesse início de ano já está com 4 turmas em andamento. Segundo a SET, no total serão 120 turmas em cursos para diversas ocupações, como, assistente administrativo, cuidador de idosos, designer de sobrancelhas, eletricista, dentre outros. Além da Capital, a ação também acontece em Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

Empreendedorismo e Desenvolvimento

Em 2024, a SET celebrou um convênio com o Sebrae com o objetivo de fortalecer o segmento de empreendedorismo. As ações vão de trilhas de capacitação, seminários de sensibilização, mentorias, elaboração de plano de negócio e também outras atividades que vão fazer interface com as formações, como o intercâmbio de saberes entre os participantes e a realização de feiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários