Nessa quinta-feira (23), a Secretaria do Trabalho (SET) participa de uma reunião com o Senac e representantes do gabinete da primeira dama para a apresentação do projeto Amor na Massa. O objetivo do encontro é planejar a elaboração do cronograma das capacitações no segmento de padaria que serão ministrados por aquela entidade treinadora no âmbito do eixo + Qualificação e Renda, do Programa Ceará Sem Fome.
Em dezembro último, a SET firmou um contrato administrativo com o Senac a fim de ampliar as ofertas de cursos profissionalizantes, oferecendo capacitações na área de gastronomia para os beneficiários, cozinheiros e cozinheiras e demais voluntários das cozinhas do Programa.
Com cursos em fabricação de pães caseiros e artesanais, bolos e tortas, preparo de lanches e salgados, compotas e geleias artesanais, entre outros, as capacitações terão carga horária de 20 horas e deverão ter início em fevereiro. De acordo com a SET, a iniciativa prevê a realização de 650 turmas em 2025, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento de habilidades gastronômicas essenciais. Embora os cursos sejam voltados principalmente para o empreendedorismo, eles também são relevantes para a inserção no mercado de trabalho formal, capacitando os beneficiários a desenvolverem suas próprias iniciativas ou a se tornarem profissionais qualificados em estabelecimentos do setor.
Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o investimento em qualificação profissional tem uma função essencial na inclusão do público atendido pelo Programa. “Para além de se garantir a segurança alimentar das famílias assistidas, nós temos que apoiar o desenvolvimento social dessas pessoas, fornecendo condições de inserção em uma atividade produtiva capaz de lhes garantir autonomia financeira”, explica.
Os cursos serão realizados nas próprias Cozinhas Ceará Sem Fome e também em outros locais, como escolas, entidades e instituições parceiras, que estão equipadas para receber um tipo de capacitação mais específica.
As informações dos cursos oferecidos, como locais, endereços e início das inscrições serão divulgadas no site e nas redes sociais do programa.
Para a inscrição, é necessário levar CPF, RG e comprovante de residência. Outras informações poderão ser solicitadas, a depender do curso.
O governo do Ceará segue investindo em ações com foco no combate às desigualdades sociais com medidas que abrangem a inclusão sociodigital e a geração de emprego e renda. Nesse sentido, os programas de capacitação profissional, que miram na formação de competências para o mercado formal ou no apoio a iniciativas empreendedoras, têm garantido bons resultados para os cidadãos cearenses. Conheça algumas ações:
Qualificar+
Desenvolvido em parceria com a Secretaria do Trabalho e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o Projeto Qualificar+ oferta cursos para atender a quatro eixos educacionais: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria, Produção Industrial e Hospitalidade. Os cursos dão atenção especial aos grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negro, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Com mais de 4 mil alunos matriculados nas ofertas, a ação registra 3.791 capacitações se consolidando como uma estratégia fundamental para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e urbanas que participam do projeto. A previsão é que até o final, o projeto capacite cerca de 15 mil pessoas em todo o estado.
Construindo Futuros
Parte importante do Eixo + Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome, o projeto Construindo Futuros é executado pela Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A iniciativa tem como objetivo capacitar os beneficiários e voluntários do Ceará Sem Fome nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maranguape e Maracanaú. A ação teve início em novembro de 2024, em Fortaleza, e nesse início de ano já está com 4 turmas em andamento. Segundo a SET, no total serão 120 turmas em cursos para diversas ocupações, como, assistente administrativo, cuidador de idosos, designer de sobrancelhas, eletricista, dentre outros. Além da Capital, a ação também acontece em Caucaia, Maracanaú e Maranguape.
Empreendedorismo e Desenvolvimento
Em 2024, a SET celebrou um convênio com o Sebrae com o objetivo de fortalecer o segmento de empreendedorismo. As ações vão de trilhas de capacitação, seminários de sensibilização, mentorias, elaboração de plano de negócio e também outras atividades que vão fazer interface com as formações, como o intercâmbio de saberes entre os participantes e a realização de feiras.
Mín. 25° Máx. 27°