A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto emitiu a primeira carteira para cão de suporte emocional de 2025. Agora, o dachshund Toddy poderá acompanhar a tutora Renata Patrícia Carlos em ambientes de uso coletivo, meios de transporte e estabelecimentos comerciais. O objetivo desse serviço é promover a inclusão e o bem-estar de pessoas que dependem do suporte emocional oferecido por seus cães. A carteirinha é válida exclusivamente para o tutor que tem o laudo assinado por médico psiquiatra ou psicólogo.
“Além de serem nossos amigos fiéis, os cães de suporte emocional têm um papel fundamental na saúde mental e bem-estar dos tutores, proporcionando amor, segurança e conforto nos momentos de necessidade”, afirma a secretária Tamires Afonso.
Para solicitar o serviço, o tutor precisa apresentar documento pessoal com foto, comprovante de residência em Rio Preto e atestado emitido por médico psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do cão de suporte emocional. Do animal, é preciso possuir documento fornecido por médico veterinário atestando a saúde do animal, carteira de vacinação atualizada, comprovação de tratamento antiparasitário, certificado ou declaração do adestramento e fotografia recente.
A normativa que ampara o serviço, Lei Municipal nº 14.599/24, preconiza que o cão de suporte emocional deve apresentar-se com colete vermelho com a identificação “suporte emocional” e crachá, contendo nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça. O cão de suporte emocional, devidamente identificado, pode acompanhar o tutor da mesma forma que um cão-guia, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, em qualquer meio de transporte público e em estabelecimentos comerciais
A solicitação da carteirinha pode ser feita no link abaixo.
CÃO DE SUPORTE EMOCIONAL - CARTEIRINHA
Para mais informações relativas ao serviço, entre em contato pelo telefone: (17) 3513-5050.
Mín. 25° Máx. 27°