Desde sua inauguração em 1985, o Centro de Criatividade, localizado no bairro Cirurgia, em Aracaju, tem se consolidado como um ambiente de promoção artística e cultural integrado à educação. Mantido pelo Governo de Sergipe e administrado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o espaço segue ativo mesmo durante o recesso das oficinas semestrais, oferecendo uma programação de atividades diversas.
O principal diferencial do espaço, que completa 30 anos em 2025, é o diálogo direto com a comunidade, que propõe e realiza projetos gratuitos, como oficinas de artesanato, teatro, artes marciais, ensaios, apresentações culturais de música e dança. “O Centro de Criatividade continua promovendo interação social e oferecendo oportunidades para as pessoas de diferentes idades e contextos se conectarem por meio de atividades culturais, artísticas e educacionais, além de estimular o desenvolvimento de habilidades”, contou o diretor do Centro, Wilson Júnior.
Wilson também destacou o Centro de Criatividade como um dos principais espaços culturais do estado, por meio de diversas iniciativas. “O Centro fez um dos maiores resgates culturais da história, que é a Salva Junina. Aqui também acontece o tradicional concurso Arranca Unha, e, mais recentemente, nós oferecemos também o Cena Nordeste, o Programa Mulheres Mil, de incentivo às mulheres idosas e para cuidadora de idosos, a Semana do Turismo, entre outros projetos. O Centro de Criatividade é um espaço de acolhimento, parceria e interação”, afirmou.
Uma das atividades desenvolvidas é a oficina “Teatro-Afeto”, idealizada pela atriz e produtora cultural Grazzy Coutinho, com a proposta de aprendizado das artes cênicas em um ambiente acolhedor e que valoriza a conexão entre os participantes, com integrantes de todas as idades e com diferentes níveis de experiência.
“A oficina serve para acumular cada vez mais a criatividade dos alunos, oratória, segurança e foco, para que eles se tornem cada vez mais agentes da própria história. A recepção do público está sendo maravilhosa. A cada dia que passa chegam mais alunos. Pai e filha fazendo oficina, irmãos, amigos. E tem uma integração muito legal com todas as idades, todos juntos fazendo essa prática teatral”, enfatizou Grazzy.
No Centro de Criatividade também acontece a oficina “Dança Afro”, ministrada pela dançarina e coreógrafa Michelle Pereira, formada por mulheres, com o objetivo de promover conexão com a ancestralidade. “A gente trabalha a questão da expressão, da identidade. A dança afro, além de falar da nossa história, também traz muita identidade, a forma com que cada uma dança e se expressa. O meu foco do trabalho com as mulheres é fortalecer o que existe dentro delas. Está sendo muito boa a recepção do público, o Centro de Criatividade também é um ótimo lugar para se dar aula, o pessoal que trabalha lá recebe a gente muito bem para que essas oficinas aconteçam de uma forma leve”, pontuou.
Oficinas de artes
As oficinas semestrais do Centro de Criatividade são um dos grandes atrativos do espaço. Antes do início das aulas, os interessados podem experimentar as modalidades disponíveis (música, dança, fotografia, teatro e artes circenses) durante a Semana de Experimentação Artística. Esse formato permite que os participantes escolham a atividade que mais se alinha aos seus interesses.
Segundo Wilson Júnior, as oficinas estão em fase de planejamento, e as inscrições serão divulgadas em breve nos canais oficiais da Funcap. “Os oficineiros são estudantes da Universidade Federal de Sergipe. Essa parceria foi um sucesso em 2024, e para 2025, retornaremos com as oficinas. Já estamos em fase de contratação dos oficineiros, e em breve nós lançaremos o edital para as novas inscrições”, disse o diretor.
Funcionamento
O Centro de Criatividade está localizado na rua Dom Bosco, n° 119-149, bairro Cirurgia, em Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Interessados podem obter mais informações sobre cronogramas e atividades pelo telefone (79) 3179-2025.
Mín. 25° Máx. 27°