Quinta, 23 de Janeiro de 2025
28°

Tempo limpo

Salvador, BA

Geral Maranhão

Segurança Pública deflagra operações e cumpre 16 mandados em Urbano Santos, Chapadinha e Vargem Grande

Alvos são suspeitos de envolvimento em sequestro relâmpago, associação criminosa, homicídios e tráfico de entorpecentes.

23/01/2025 às 15h23
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Ação da Polícia Civil tem como objetivo cumprir 16 mandados de prisão e de busca e apreensão.
- Ação da Polícia Civil tem como objetivo cumprir 16 mandados de prisão e de busca e apreensão.

Duas grandes operações da Segurança Pública do Maranhão ocorrem nesta quinta-feira (23), nos municípios de Urbano Santos e Chapadinha, no Baixo Parnaíba, e em Vargem Grande, no Vale do Itapecuru. As ações, coordenadas pela Polícia Civil, têm como objetivo cumprir 16 mandados de prisão e de busca e apreensão. Até o momento, cinco prisões foram efetuadas, três delas em flagrante.

No Baixo Parnaíba, 10 mandados judiciais foram cumpridos, incluindo um de prisão e dois de busca e apreensão em Urbano Santos, e outros quatro de prisão e três de busca e apreensão na cidade de Chapadinha.

O alvo do mandado de prisão em Urbano Santos, investigado por ser o mandante de um sequestro relâmpago ocorrido no último dia 11, foi preso. Em Chapadinha, os policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão e a um mandado de prisão temporária. O alvo da prisão foi uma mulher investigada por ser a proprietária do imóvel que serviu de cativeiro para as vítimas do sequestro relâmpago. 

Durante as buscas, também foram apreendidos pelos policiais celulares e computadores, que servirão para a continuidade das investigações. 

A Operação em Urbano Santos e Chapadinha é resultado de uma investigação do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), que apura o crime de extorsão qualificada, na modalidade sequestro relâmpago, praticado na noite de 11 de janeiro deste ano. Na ocasião, um casal foi tomado por sequestradores e levado a um cativeiro situado no povoado Santa Rosa, zona rural de Mata Roma. 

Durante a investigação, a polícia apurou que, além do sequestro, com o objetivo de realizar o levantamento de todos os valores mantidos nas contas bancárias das vítimas, os criminosos roubaram aparelhos celulares e a quantia de R$ 700,00 em espécie. Eles mantinham no cativeiro munições de calibre 40 e 458 pinos de cocaína.

Com o trabalho investigativo, foi possível identificar os sequestradores, o mandante e outros envolvidos no crime, inclusive a pessoa responsável por ter cedido o imóvel que serviu de cativeiro. Em razão disso, a Polícia Civil representou pelas prisões e buscas domiciliares, mandados que foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos no início da manhã desta quinta.

A operação em Urbano Santos e Chapadinha contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Delegacia Regional de Chapadinha.

Vargem Grande


Em Vargem Grande foi deflagrada a Operação Hórus, no âmbito da Operação Guardião. O objetivo é dar cumprimento a seis mandados judiciais, três de prisão e três de busca e apreensão. 

Os alvos em Vargem Grande são suspeitos de integrar grupos criminosos e de envolvimento em tráfico de drogas e homicídio. A ação é executada por policiais da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e da Delegacia de Vargem Grande, e conta com o apoio de equipes da Delegacia Regional de Itapecuru e da Polícia Militar.

Na cidade, até o momento, foram presos três indivíduos em flagrante: um é apontado como autor de, pelo menos, três homicídios na região, ocorridos em dezembro do ano passado; o segundo preso é suspeito de ter cometido um assalto esta semana a uma loja de celulares da cidade, e o terceiro investigado é membro de facção e considerado de alta periculosidade. 

Além das prisões, foram apreendidos celulares, uma arma de fogo, maconha e crack, e uma TV.

Os presos foram ouvidos, autuados e serão encaminhados ao Sistema Prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários