A nova infraestrutura montada pelo Governo do Estado para o Verão Maior Paraná têm chamado a atenção de turistas de outras nacionalidades e ajudado a consolidar o Litoral paranaense como um potencial destino internacional. Visitantes do Paraguai e da Argentina, que representam o maior volume de turistas estrangeiros nesta temporada, também destacam a segurança e os shows nacionais como diferenciais para a escolha das praias estaduais para passar as férias.
A obra que melhor representa a nova etapa do turismo no Litoral do Estado é, sem dúvidas, a revitalização da orla de Matinhos, cujas intervenções chegaram a 97% de conclusão no início de janeiro. Com um investimento que ultrapassa os R$ 500 milhões do executivo estadual, trata-se de um dos maiores projetos de revitalização litorânea da América Latina.
As melhorias envolvem a engorda de 6,3 quilômetros de faixa de areia e a reurbanização do trecho, incluindo novos equipamentos urbanos, calçamentos, ciclovias, pista de caminhada e corrida, além de uma preocupação com a acessibilidade. Neste momento, os trabalhos se concentram na finalização dos sistemas de microdrenagem, essenciais para evitar as antigas cenas de inundações que ocorriam em decorrências das chuvas em Matinhos, tão comuns no verão.
A psicóloga argentina Celeste Zangrandi mora em San Juan, cidade que fica quase na divisa do país vizinho com o Chile, e mesmo distante de casa optou pelo Litoral do Paraná para passar as férias com a filha pequena. Os dias têm sido de passeios justamente na orla revitalizada de Matinhos, onde ela também se mostrou impressionada com o grande efetivo de policiais e bombeiros para atender os turistas.
“A Argentina não têm esse tipo de policiamento nas praias. Os policiais têm nos tratado muito bem e esse cuidado todo que eles têm com as crianças e os turistas de modo geral nos dá uma sensação de mais segurança. Eu sinto que aqui o meu filho está seguro”, comentou Celeste após ser atendida em um posto móvel da Polícia Civil para colocar uma pulseira de identificação no filho. No primeiro mês do Verão Maior, 38 mil pulseiras já foram distribuídas e 600 crianças foram localizadas com o uso delas.
Em Pontal do Paraná, o que mais chamou a atenção dos turistas paraguaios foram as dimensões do palco montado pelo Governo do Estado no Centro de Eventos Marissol. Pela cidade, já passaram grandes nomes da música brasileira, como Péricles, Guilherme & Santiago e Sambô, que se apresentaram ao longo dos últimos dois fins de semana. No total, 33 shows de nível nacional acontecem nos palcos do Verão Maior Paraná em Pontal do Paraná e Matinhos até o fim de fevereiro.
Um dos 27 mil presentes no show do grupo Sambô em Pontal do Paraná no último sábado (18) foi o psicólogo Richar Ley, de Assunção, Capital do Paraguai, que já faz planos de retornar com outros amigos e parentes. “É a primeira vez que eu venho ao Paraná e é um prazer fazer parte dessa grande festa. A praia é muito bonita, as pessoas são acolhedoras e por isso eu quero voltar no ano que vem com mais pessoas”, disse.
Por morar em Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu, Luiz Fernando Barreto já está mais acostumado com a cultura brasileira. Agente de turismo na região, ele soube do Verão Maior Paraná graças às divulgações feitas pelo Governo do Estado em eventos do setor. “Nós ficamos sabendo dessa programação no Paraguai, gostamos da ideia e viemos para cá”, relatou Barreto, que também elogiou a programação musical e a limpeza das praias.
“O samba e o pagode são ritmos bem brasileiros, mas que os paraguaios gostam muito também. Além disso, as praias daqui são muito lindas e muito limpas”, concluiu.
MAIS TURISTAS– Um dos fatores que também tem contribuído com o fluxo de visitantes de outros países são os cruzeiros marítimos, que desde o ano passado passaram a atracar no Porto de Paranaguá, em uma parceria firmada pelo Governo do Estado com a MSC.
No total, serão oito escalas do ano no Litoral do Paraná até o fim de janeiro, totalizando cerca de 15 mil turistas nacionais e internacionais. Neste ano, o Executivo estadual, por meio da Secretaria do Turismo, fez melhorias no receptivo turístico montado no Centro de Paranaguá, onde são vendidos os ingressos para diversos tipos de passeio na região, incluindo as praias.
DESTINO GLOBAL– O ano de 2024 foi de grande destaque para o turismo internacional no Paraná. Dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e Polícia Federal apontam que o Estado recebeu 894.536 turistas estrangeiros ao longo do ano passado, um aumento de 13,2% em relação a 2023, que registrou 791.504 turistas. Com o resultado, o Paraná foi o terceiro principal portão de entrada de turistas estrangeiros no País.
Além das praias e da Ilha do Mel, o Paraná se destaca por destinos como Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, que oferecem uma combinação de belezas naturais e turismo de aventura, e as tradicionais atrações turísticas da Capital.
Mín. 25° Máx. 28°