O Conselho Estadual de Políticas Culturais da Paraíba (Consecult-PB) publicou nessa terça-feira (14) o resultado final da análise documental da seleção que vai definir os três novos nomes que vão compor o Registro no Livro de Mestre das Artes (Rema) Canhoto da Paraíba. O Consecult-PB é uma entidade autônoma ligada ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, e que reúne representantes do poder público e da sociedade civil.
Ao todo, 41 propostas foram apresentadas, mas dessas apenas nove foram inicialmente consideradas aptas. Durante o período de recursos, contudo, 18 propostas inabilitadas apresentaram pedidos de reconsideração, que foram individualmente analisados. Com seis desses recursos acatados, 15 propostas seguem para a próxima fase de seleção.
O processo de seleção está em concordância com o que rege a Lei nº 7.694 de 22 de dezembro de 2004, que é mais conhecida como Lei Canhoto da Paraíba. Os mestres e mestras da Paraíba recebem dois salários mínimos mensais como reconhecimento às suas contribuições culturais ao longo da vida.
De acordo com o atual texto da legislação que rege o Rema, são 30 mestres e mestras que compõem o registro e que são beneficiados ao longo de suas vidas, de forma vitalícia. É só quando um deles morre que se abre nova seleção. No caso atual, três vagas estão abertas, sendo a última diante da morte de Biliu de Campina, ocorrida em julho do ano passado.
São elegíveis ao registro paraibanos ou brasileiros que residam na Paraíba há mais de 20 anos, que tenham comprovada participação em atividades culturais há pelo menos duas décadas e que sejam capazes e estejam disponíveis para transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas a alunos e aprendizes.
Na próxima etapa, passado essa fase de análise documental, será analisado o perfil de cada um dos candidatos para a partir daí se realizar a seleção dos novos mestres. Uma equipe técnica do Consult-PB deve visitar cada um dos candidatos em meio a esse processo.
Para tanto, serão considerados na seleção critérios como relevância da vida e da obra voltadas para a cultura tradicional da Paraíba, reconhecimento público das tradições culturais desenvolvidas, permanência na atividade, capacidade de transmissão dos conhecimentos, das experiências e das vivências culturais, e situação de carência econômica e social do candidato.
Candidatos aptos para compor o Rema Canhoto da Paraíba
Alberto Júlio Lira Lacet
Antônio Souza Salviano (Mestre Seu Antônio do Boi de Taperoá)
Arnaldo Cipriano
Francisco de Assis da Silva (Mestre Chicola)
Francisco de Assis Silva (Chico D’Assis)
Ivan Martins (Sanfoneiro)
João Barnabé Veloso
Jonas Epifânio dos Santos Neto (Escurinho)
José João da Silva (Zé do Pife)
Marcelo Lancellot
Maria da Conceição de Souza Cunha (Mestra Lia de Cabedelo)
Pedro Osmar Gomes
Robson Santiago Gomes (Mestre Robson)
Severina Luzia da Silva (Mestra Cida de Caiana dos Crioulos)
Wagner Ribeiro (Mestre Waguinho Duduta)
Mín. 23° Máx. 26°