O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), iniciou na quarta-feira, 8, as aulas de música com violão e flauta para os socioeducandos do Centro de Internação Masculina Provisória de Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte). A ação é um passo importante que alinha socioeducação, cuidados com a mente, conhecimento, cultura e lazer para os jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade.
As aulas são resultados do recebimento de itens pedagógicos e instrumentos musicais entregues a todas as unidades socioeducativas do Tocantins, adquiridos com recursos do projetoSociocultura. Os agentes de segurança socioeducativo Josione Silveira, Antônio Braz e Airton Santos, serão voluntários na iniciativa, que irão se revezar para ministrar aulas pelo menos duas vezes na semana para sete socioeducandos, aplicando teoria e prática.
“O ensino da música, principalmente por intermédio do violão, um instrumento popular, é um dos meios de transformação social e de formação moral e ética dos adolescentes”, pontuou o responsável pela elaboração e execução do projeto, Josione Silveira.
O chefe do Ceip Norte, Francivaldo Sousa, ressaltou que a música tem um papel primordial no lazer e na socialização. “O início desse projeto visa oportunizar aos jovens a experiência de aprender, praticar e apresentar músicas em momentos de lazer, cultura, e a aquisição dos instrumentos possibilitou a montagem da sala e a abertura da primeira turma”, enfatizou.
Mín. 25° Máx. 27°