Quarta, 08 de Janeiro de 2025
28°

Tempo nublado

Salvador, BA

Geral Sergipe

Artistas sergipanos vivem expectativa para apresentações no SE Mapping

Evento acontece nos dias 11 e 12 de janeiro, na Praça Fausto Cardoso, com apoio da Funcap

07/01/2025 às 18h48
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
A Orquestra Sanfônica de Aracaju está preparando um repertório para animar o público / Foto: Arthuro Paganini
A Orquestra Sanfônica de Aracaju está preparando um repertório para animar o público / Foto: Arthuro Paganini

Um espetáculo de luz, arte e tecnologia vai transformar a Praça Fausto Cardoso nos próximos dias 11 e 12 de janeiro. O Sergipe Mapping, festival gratuito com projeções mapeadas, música, artes visuais e cultura popular, irá tomar conta do Centro de Aracaju, e os artistas sergipanos levarão muita música ao evento que abre a programação do Verão Sergipe 2025. O SE Mapping é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com produção da SSA Mapping.

O espetáculo ao ar livre combina música e imagem, com apresentações de bandas e artistas locais, além de grupos folclóricos acompanhados de intervenções visuais. Essa é mais uma oportunidade para o público sergipano conhecer os artistas da terra, assim como a cultura do estado. As bandas e cantores sergipanos que irão se apresentar na praça já aguardam o SE Mapping com expectativa.

A cantora e backing-vocal Nanda de Aquino é uma das artistas que se apresentará no SE Mapping. Ela fará participação no show do sergipano Pedro Lua no sábado, 11, e está animada para o momento. “As expectativas para o SE Mapping são bem positivas. A proposta do evento em si é bem legal, e eu tô muito feliz pelo convite do Pedro Lua pra participar do show. Acompanhei o pai dele, o nosso saudoso Rogério, e hoje tenho a graça de também acompanhar o filho, que tem um trabalho incrível”, contou.

Ela ainda elogiou o projeto que chega pela primeira vez à Aracaju. “A proposta do evento é maravilhosa, sobretudo por promover a arte no Centro da cidade de forma acessível e gratuita, e reunir artistas de diversos aspectos para produzir arte e proporcionar uma experiência sensorial ao público sergipano. Acredito que os shows serão lindos, principalmente por ter tantos artistas sergipanos apresentando sua arte, para coroar toda essa movimentação”, finalizou.

Continua após a publicidade

Quem também fará participação no no show de Pedro Lua é a cantora Lari Lima, que afirmou estar muito feliz de participar desse momento único: “Iniciar o ano com o SE Mapping é muito especial. Acredito muito na tecnologia e na arte como movimento ancestral e enriquecedor para a nossa cultura e estou muito feliz de dividir esse momento com outros artistas. Desejo vida longa, e que possamos vivenciar mais momentos como esses”.

Já a banda The Baggios fará a apresentação de encerramento do evento, com participações de Anne Carol e Sandyalê. “A gente sempre prezou por trabalhar com a parte visual, imagética, e o evento traz isso. Ele traz uma união da imagem e da música. É algo muito familiar para a gente, só que com uma proporção imagética ainda maior. A gente vai ter um plano de fundo inédito, com projeções de pessoas incríveis. Então tem tudo para ser algo histórico e memorável”, afirmou Julico, vocalista da banda.

Continua após a publicidade

A expectativa do maestro da Orquestra Sanfônica de Aracaju, Evanilson Vieira, também é alta. “Preparamos um repertório gostoso, com as músicas que o público gostará de ouvir, para o público dançar com a gente e aproveitar bastante”, convidou ele.

Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, o evento é mais uma oportunidade para reforçar e valorizar o artista sergipano. “O SE Mapping é um festival que irá acontecer pela primeira vez no estado neste fim de semana, e nós pensamos que é um momento muito oportuno para mostrar os nossos talentos e riquezas, nesse intercâmbio de tantas artes. Esse será mais um espaço que o público não só do nosso estado, mas também turistas, poderão conhecer os artistas locais, que fomentam a cultura e levam nosso nome a tantos outros lugares”, destacou.

Continua após a publicidade

Programação

A programação conta com 18 obras de videomapping que exploram a história e cultura de Sergipe, desde os povos originários Kariri-Xocós até a ativista e historiadora Maria Beatriz Nascimento. O evento também oferece oficinas, passeios guiados, feira de economia criativa, performances musicais e apresentações de cultura popular.

Além das projeções, o festival inclui um núcleo de economia criativa, com feira de gastronomia e empreendedorismo para valorizar a produção local. Haverá ainda uma oficina introdutória de videomapping destinada a artistas sergipanos e passeios guiados pelo Centro Histórico, que vão explorar curiosidades e histórias conectadas ao patrimônio cultural de Aracaju.

Instalações artísticas

A programação traz ainda instalações artísticas como Digital Landscape, do artista visual Homem Gaiola, que utilizará laser mapping nas fachadas do Palácio Fausto Cardoso e do Palácio da Justiça. Para o público infantil, a instalação interativa Acaso Surreal, de Kelly Pires, promete envolver as crianças em experiências visuais lúdicas. Além disso, o SE Mapping terá uma mostra visual que reúne obras inéditas de VJs de todo o Brasil.

O festival também reforça seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, oferecendo interpretação em Libras durante as apresentações de encerramento, audiodescrição nos passeios guiados e um espaço reservado para pessoas com deficiência.

Confira a programação completa clicando neste link .

A cantora e backing-vocal Nanda de Aquino participará do show de Pedro Lua no sábado, 11 / Foto: Juliana Santin
A cantora e backing-vocal Nanda de Aquino participará do show de Pedro Lua no sábado, 11 / Foto: Juliana Santin
Lari Lima também fará participação no no show de Pedro Lua / Foto: Diego Disouza
Lari Lima também fará participação no no show de Pedro Lua / Foto: Diego Disouza
A banda The Baggios fará a apresentação de encerramento do evento / Foto: Igor Matias
A banda The Baggios fará a apresentação de encerramento do evento / Foto: Igor Matias
Evento acontece nos dias 11 e 12 de janeiro, na Praça Fausto Cardoso, com apoio da Funcap / Foto: Camilo Lobo
Evento acontece nos dias 11 e 12 de janeiro, na Praça Fausto Cardoso, com apoio da Funcap / Foto: Camilo Lobo
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários