O Governo de Sergipe, sob coordenação da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) e da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), realizou uma reunião de alinhamento nesta terça-feira, 7, para discutir detalhes operacionais do Verão Sergipe 2025. A edição deste ano começa no próximo dia 17, e será realizada nos municípios de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco, Pirambu, Barra dos Coqueiros e Estância, em seis finais de semana.
Além da Funcap e da Secom, estiveram presentes na reunião membros da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), além de gestores e representantes das cidades contempladas. A apresentação foi feita pelo diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, que, por meio do Grupo Técnico de Eventos (GTE), repassou os principais pontos de execução do Verão Sergipe. Esta foi a terceira fase da organização, a qual será seguida pelos encontros de planejamento estratégico, e pela execução da parte logística e operacional.
Gustavo Paixão falou da importância da reunião de planejamento e destacou toda a cadeira movimentada pelo evento. “O Verão Sergipe chega com força total. A gente sabe da extrema importância dessa reunião de planejamento, desenvolvendo o trabalho com todos os órgãos. É um planejamento estratégico, para que tudo ocorra com ordem e paz. O Governo do Estado mostra a força dos eventos e da cultura, que tem feito uma movimentação econômica gigante em nosso estado. É cultura, esporte, movimentação econômica intensa, turismo, e todas as cidades sendo beneficiadas”, afirmou.
Além de participarem das discussões, tendo espaço aberto para perguntar e tirar dúvidas com a equipe do Governo do Estado, os gestores dos municípios que sediam o Verão Sergipe 2025 receberam um documento que explica a contrapartida por parte das prefeituras. Ela envolve questões que ficarão a cargo das cidades, como organização e seleção dos ambulantes (prefeituras devem informar ao Governo do Estado para a devida divulgação), limpeza dos locais de eventos e liberação dos espaços públicos necessários.
Também ficou decidido na reunião que os órgãos envolvidos deverão enviar o planejamento completo dentro de suas áreas até o próximo dia 13 de janeiro, para que tudo seja fechado com antecedência. Em seguida, serão definidas datas durante para realizar a vistoria completa dos espaços.
O tenente-coronel Emerson do Nascimento Souza, subcomandante do Policiamento Militar do Interior, detalhou o alinhamento dos órgãos responsáveis para que a segurança seja um ponto focal do Verão Sergipe. “A primeira edição do Verão Sergipe foi um sucesso total, e o planejamento para 2025 visa a repetição desse brilho. Contamos que será um evento seguro, que as pessoas possam frequentar da melhor maneira possível. Estaremos empregando todo o policiamento à disposição, que já foi apresentado aos municípios em dezembro, e convocamos a população a participar", pontuou.
A programação de 2025 traz uma novidade, a inclusão da Barra dos Coqueiros no evento. O empresário Tinho Martins representou a gestão do município e destacou a parceria com a gestão estadual. “A expectativa é a maior possível. Temos o prazer de sediar um grande evento que movimenta o turismo no estado. Estamos preparados para receber todos que irão curtir, praticar esportes e aproveitar o verão. A população da Barra está muito feliz com isso. É muito importante mostrar a estrutura que o governo põe, junto à prefeitura, montando uma grande estrutura para dar conforto e segurança a todos”.
Programação
O Verão Sergipe 2025 terá início nos dias 17 a 19 de janeiro, na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, seguindo para Pacatuba de 24 a 26 de janeiro. No final de semana seguinte, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, é a vez de Canindé de São Francisco receber a iniciativa.
Dos dias 7 a 9 de fevereiro, o evento chega a Pirambu, e de 14 a 16 de fevereiro, à Barra dos Coqueiros. Por fim, no Carnaval, que em 2025 está marcado para os dias 1º a 5 de março, o Verão Sergipe será encerrado na Praia do Abaís, em Estância.
Mín. 25° Máx. 27°