Passageiros de vários países, vindos do navio MSC Armonia, consumiram mais de 300 pacotes turísticos e movimentaram a economia do litoral, nesta sexta-feira (03). Eles foram recepcionados no centro histórico de Paranaguá, na estrutura montada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Turístico (Adetur Litoral).
Esta é a quarta parada do mesmo navio durante esta temporada. A embarcação atracou às 8h com cerca de 2,4 mil turistas a bordo, dos quais 455 desembarcaram em Paranaguá, os demais estavam em trânsito, e poderiam descer e conhecer os atrativos da região. Outros 440 turistas embarcaram no navio, que permanece atracado no Porto de Paranaguá até as 19h, quando seguiria para Itajaí (SC).
Desembarcaram em Paranaguá, turistas da Argentina, Colômbia, Bolívia, Equador, Costa Rica e México. Eles foram conduzidos até o centro histórico da primeira cidade paranaense, onde encontraram, na área de receptivo da Secretaria, áreas de descanso, lounges, um palco com shows, apresentações culturais, ativações, divulgações, casa de câmbio e água gratuita.
Além disso, estandes de todos os municípios do Litoral do Paraná apresentaram seus atrativos turísticos e venderam passeios.
Marcio Nunes, secretário estadual do Turismo, afirma que a iniciativa privada e a população perceberam a importância das paradas de navios. "O cruzeirista que desce em Paranaguá acaba conhecendo mais do Litoral paranaense como um todo, aquecendo as economias locais. Desde a ultima edição, em 2023/2024, os pequenos e grandes empresários da região esperam ansiosos pela nova temporada de cruzeiros, porque sabem, e nos relatam, que ela faz a diferença no comércio e na vida da população", afirmou.
"O papel do Estado é divulgar os potenciais turísticos e fomentar um ambiente em que o empresariado tenha condições de desenvolver suas atividades. Graças ao olhar dedicado do Governo do Estado, o turismo paranaense está gerando renda, criando empregos, promovendo o senso de pertencimento na população e melhorando a qualidade de vida das pessoas", completou o secretário.
PASSEIOS- Os turistas que compraram pacotes no receptivo aprovaram as estruturas, a beleza dos destinos regionais e as variadas opções de passeios que é possível fazer ao desembarcar na cidade.
"Somos de Medellin, na Colômbia, e está é nossa primeira vez em Paranaguá. Trouxemos no cruzeiro os avós, irmãos, filhos, netos e sobrinhos. Estamos fazendo um passeio com uma operadora e esperamos ter um dia incrível. Acredito que vamos guardar muitas memórias boas dessa cidade", disse Sandra Alvarez, acompanhada de 17 membros de sua família.
"Estamos em 12 pessoas no cruzeiro, toda a família. É a primeira vez que visitamos o Paraná e vamos de barco até a Ilha do Mel. Escolhemos esse passeio por conta das muitas opções de caminhada em meio a natureza", disse Julieta Muñoz, de Buenos Aires, capital da Argentina.
EMPRESARIADO- Os expositores do receptivo são, em geral, de agências e operadoras turísticas da região do Litoral. Somando todas as empresas, estima-se que mais de 330 pacotes foram vendidos ao turistas do navio, entre travessias para a Ilha do Mel, passeios à municípios da região e demais atividades em Paranaguá. Algumas empresas conseguiram vender todos os pacotes disponíveis.
Rhavy Costa, da empresa Guará Ilhas e Trilhas, conta que o mais buscado é o "day use" em parceria com uma pousada na praia. "Vendemos todos os pacotes que tínhamos disponíveis, porque esses turistas, sobretudo os argentinos, gostam muito das nossas praias. Nossa empresa é nova no mercado, então poder participar do receptivo é uma oportunidade incrível por conta das vendas, mas também pelo networking", disse.
Karina Farias, da VPATUR, também vibrou com a venda dos passeios. "Para a Ilha do Mel, nossa operadora vendeu cerca de 150 pacotes. Enquanto os passeios pela baía de Paranaguá e pelo centro histórico somaram cerca de 35 pacotes. As vendas foram muito boas, porque os turistas descem empolgados em conhecer a nossa cidade e os arredores. Para a nossa empresa, agrega muito valor participar desse receptivo", comentou.
Quem trabalha com o comércio ambulante na cidade também percebe o crescimento nas vendas, consequência da chegada de turistas. Gislaine Maria Bianchi, vendedora ambulante há 20 anos na Praça Mario Roque, é um desse casos.
"As paradas de navios estão sendo maravilhosas, porque estão ajudando muito meu comércio. Os turistas compram muita água, docinhos e amendoim", relatou.
BALANÇO- Esta é a segunda temporada consecutiva de cruzeiros em Paranaguá. A primeira, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local. Para este ano, a expectativa é que mais de 15 mil turistas - entre embarques, desembarques e trânsito - fomentem o turismo da região por meio dos cruzeiros.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná - órgão de promoção comercial do setor no Estado - faz um dossiê das primeiras quatro paradas, metade da temporada. "O receptivo está consolidado em Paranaguá, com tudo organizado, objetivo e bem aceito pelos turistas. Nosso papel agora é continuar aprimorando essa estrutura e atendimento para as próximas paradas e até mesmo temporadas", disse.
Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo de Paranaguá, os cruzeiros devem gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos na cidade. Além disso, os serviços movimentam a economia das outras cidades do entorno.
O diretor de operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, reafirma que o balanço da temporada é positivo. "Apenas nesta escala, temos mais de 1 mil turistas nacionais e internacionais transitando na cidade histórica. Para nós, é um sentimento de orgulho poder fomentar o turismo do Litoral por meio do Porto de Paranaguá. Um balanço positivo da temporada, que trará muitos frutos para toda a região", disse.
METADE- Com a escala desta sexta-feira (03), a temporada 2024/2025 de navios de cruzeiro no Litoral do Paraná chega em sua metade. Estão previstas outras quatro escalas até o final de janeiro.
Mín. 25° Máx. 28°