A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) celebra os resultados do setor turístico, em São Luís, durante as festividades de fim de ano. Com 100% de ocupação na rede hoteleira na capital maranhense e grande demanda por hospedagens alternativas, o alto desempenho reflete o impacto positivo das ações integradas entre o governo estadual e os parceiros do trade turístico.
A secretária Socorro Araújo, titular da Setur-MA, destacou as ações do Governo do Maranhão para fortalecer o turismo no estado. Entre as iniciativas, estão: promoção do destino em feiras nacionais e internacionais, considerando que São Luís é a principal porta de entrada dos turistas, bem como capacitação profissional para melhoria dos serviços de hospedagem e alimentação nos municípios com atividade turística.
“Estivemos em nossos nove polos turísticos discutindo com gestores públicos municipais, entidades e pequenos empresários para que percebessem o turismo com um olhar de desenvolvimento econômico e social. Ao mesmo tempo, focamos na capacitação profissional dos meios de hospedagem e incentivamos os estabelecimentos a receber melhor as pessoas sempre valorizando a cultura local”, relatou.
Em 2024, o Maranhão se destacou com a conquista de Patrimônio Natural da Humanidade e como representante da pasta, Socorro Araújo, acredita que isso traz maior visibilidade para o estado.
“Isso representa 30% a mais de divulgação do nosso destino mundialmente. O reconhecimento aconteceu em Nova Délhi, na Índia, com o mundo inteiro presente. Assim, promovemos o Maranhão para o Brasil e o mundo. Essas oportunidades de promoção e divulgação do nosso estado ampliam o fluxo de turistas”, disse a secretária.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH-MA), Armando Ferreira, ressalta a importância das ações promovidas pelos governos estadual e federal em conjunto com o setor privado.
"Este resultado reflete o trabalho árduo de todos envolvidos, especialmente do Governo do Estado do Maranhão, que investiu fortemente em capacitação e parcerias com operadoras de viagens, abertura de novos canais de mídia e essa parceria estratégica com o Governo gerou visibilidade para o Maranhão", afirmou Ferreira.
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