Em 2024, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) protagonizou uma transformação significativa na mobilidade em todo o Maranhão. Sob a liderança do governador Carlos Brandão e do presidente Adriano Sarney, a MOB implementou projetos inovadores e fortaleceu o compromisso com um transporte mais seguro, confortável e acessível, impactando positivamente a vida de milhões de maranhenses.
Inclusão e acessibilidade
A MOB avançou nas iniciativas de inclusão, com destaque para a renovação de 100% da frota do Travessia, um programa destinado a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos hipossuficientes, que funciona em quatro categorias. Em 2024, 31 novas vans adaptadas foram incorporadas nesse serviço para atender 46 cidades do Maranhão. Outro avanço expressivo foi o crescimento de 36% nos cadastros do Travessia em relação a 2023, com quase três mil novos usuários beneficiados.
Ao todo, em 2024, a MOB realizou 70.181 viagens com o Travessia, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. E como a proposta é ir além de tratamentos de saúde e promover inclusão como um todo, nesse ano também foram cerca de duas mil viagens para transporte de atletas e participação em eventos culturais.
Ônibus seguros, confortáveis e acessíveis
Nesse ano, a MOB renovou cerca de 20% da frota de ônibus semiurbanos, com a entrega de 75 novos veículos, sem custos para o Governo do Estado. Essa renovação reduz a idade média dos ônibus no Maranhão e reforça o compromisso da gestão atual em proporcionar um transporte mais seguro e moderno para os maranhenses.
E com foco na segurança e qualidade dos serviços, em 2024 a MOB também intensificou as fiscalizações. Nesse ano, foram realizadas cerca de três mil vistorias mensais no transporte rodoviário regular e as do semiurbano continuaram acontecendo semanalmente em diversas regiões do Maranhão.
Além disso, o diálogo constante com os empresários do transporte semiurbano, representantes do transporte alternativo e com os representantes de comunidades foi outro diferencial. Essa aproximação, uma prioridade do presidente Adriano, contribuiu para solucionar demandas com maior eficiência e garantir melhorias para os usuários desses modais.
Outra conquista foi a instalação do Centro de Controle Operacional do Semiurbano, que fornece informações em tempo real, via GPS, da frota de ônibus na Grande São Luís. Essa medida permite o monitoramento constante do cumprimento das ordens de serviço, rotas e itinerários das linhas semiurbanas.
Infraestrutura e novos avanços
E a MOB também impulsionou a maior modernização do Terminal Rodoviário de São Luís em 40 anos, transformando o espaço em um ponto de referência para a mobilidade no Estado. Outro marco de 2024 foi a assinatura da ordem de serviço para a construção do Terminal de Passageiros da Baixada, um projeto aguardado há décadas pela população e pelos operadores do transporte alternativo.
Para o presidente da MOB, Adriano Sarney, essas e outras conquistas são um combustível para planejar o próximo ano. “Em 2024, a MOB deu passos importantes para transformar a mobilidade no Maranhão. Seguindo as orientações do governador Carlos Brandão, trabalhamos diariamente por uma mobilidade mais acessível, segura e eficiente para todos os maranhenses. E é com o foco em melhorar a experiência do usuário que já estamos planejando um 2025 cheio de novos avanços”, destacou.
Mín. 25° Máx. 28°