O Governo do Estado do Maranhão alcançou, em 2024, a marca histórica de 32.772.102 atendimentos à população maranhense em unidades de saúde, como hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Policlínicas, Centros Especializados em Reabilitação (CER), o Centro TEA 12+, o Hemomar e o Centro de Hemodiálise, gerenciados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Nas ações de saúde foram realizadas mais de 191 mil consultas, 50 mil exames, 50 mil cirurgias e 125 mil óculos entregues aos maranhenses, refletindo uma expressiva diminuição das filas de cirurgias eletivas e uma economia às pessoas gratuitamente voltarem a enxergar o mundo com nitidez.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a efetivação dos mutirões de saúde ofertados pelo governo do estado resultaram em mais qualidade de vida para a população.
“O processo de transformação que o Governo do Estado vem realizando no Maranhão perpassa também pela oferta de um SUS forte e resolutivo. As medidas implementadas em 2024 alcançaram muitos êxitos com ações de saúde de alto impacto na vida das pessoas, como o programa Cuidar de Todos. Temos avançado, mas ainda existem grandes desafios a serem superados em 2025 para continuarmos melhorando os indicadores”, disse o secretário Tiago Fernandes.
A preocupação com uma gestão de excelência é refletida pela conquista, em outubro de 2024, da certificação ISO 9001:2015, ratificando o compromisso da instituição com a satisfação dos seus usuários e a excelência na prestação dos seus serviços.
Com validade internacional, a certificação ISO 9001 é amplamente reconhecida como um padrão de qualidade nos processos. A Emserh é a primeira instituição do setor de saúde pública no estado a receber a certificação estado e apenas a segunda empresa pública maranhense a alcançar o feito.
“Tivemos um ano desafiador, mas com resultados incríveis. Os números expressivos, bem como o reconhecimento externo e as certificações demonstram que estamos no caminho certo. É a materialização de um esforço diário de cada setor da empresa, de cada um de nossos colaboradores que incansavelmente efetivam o SUS em nosso estado, cuidando das pessoas e seguindo sempre a determinação do governador Carlos Brandão de ofertar uma saúde cada vez melhor”, comentou o presidente da Emserrh, Marcello Duailibe.
A pesquisa de satisfação do usuário realizada ao longo do ano em todas as unidades administradas pela Emserh, com mais de 140 mil participantes, revelou um índice de satisfação de 82,70%. A marca positiva é fruto de histórias como a da dona de casa Tanísia Pestana, de 44 anos. Após uma complexa cirurgia de retirada de um tumor no fígado, realizada no Hospital da Ilha, ela teve sua vida salva e, recuperada, retornou à sua rotina.
“Eu só posso agradecer pelo cuidado e carinho que recebi ao longo de todo o processo. Sei que hoje estou bem graças às equipes que me atenderam e, também, aos doadores que nem conheço, mas que fortalecem os estoques de sangue do Hemomar. A gente só tem dimensão de quanto trabalho tem na saúde quando precisa. Hoje eu sei e tenho muita gratidão”, revelou.
Hemomar
A hemorrede maranhense realizou neste ano 1.004.888 atendimentos, garantindo capilaridade e rapidez no fornecimento de sangue e hemocomponentes às unidades, bem como acompanhamento ambulatorial qualificado aos pacientes de doenças hematológicas.
Policlínicas
Fornecendo acompanhamento médico e multidisciplinar especializado em diversas áreas, as 13 Policlínicas administradas pela Emserh realizaram 2.210.554 atendimentos em 2024.
UPA’s
As 11 Unidades de Pronto Atendimento administradas pela Emserh realizaram um total de 3.549.596 atendimentos com foco em casos de urgência e emergência.
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