Os terminais de autoatendimento disponíveis nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , agora contam com biometria digital vinculada à conta Gov.Br.
Com a novidade, o cidadão pode realizar os serviços de maneira mais ágil e segura ao permitir que algumas informações, como nome e CPF, sejam automaticamente preenchidas. Além disso, a biometria digital garante maior segurança dos dados e proteção contra fraudes.
As UAIs de Minas Gerais contam com terminais de atendimento que realizam cerca de 146 serviços, com apoio dos funcionários das unidades, auxiliando quem tem dificuldades de acesso à internet. Desses, 65 utilizam a biometria digital.
É possível, por exemplo, a alteração de endereço para candidatos à Carteira Nacional de Trânsito (CNH) e para condutores de veículos, bem como o agendamento de serviços diretamente nas máquinas, utilizando apenas a digital para autenticação.
“Com a implantação desse recurso, o Governo de Minas reforça seu compromisso com a modernização e a melhoria do atendimento ao público, utilizando a tecnologia como aliada para promover acessibilidade e conveniência à população”, destaca o diretor Central de Canais Digitais da Seplag-MG, Damião Rocha.
Os terminais de autoatendimento são semelhantes aos caixas eletrônicos e realizam de maneira informatizada os serviços prestados nas UAIs no Estado. Por meio do sistema, é possível solicitar também a 1ª e 2ª via de Carteira de Identidade, atestado de antecedentes, renovação de CNH, segunda via de contas, agendar doação de sangue, entre outros.
Todos os serviços disponíveis nos terminais também podem ser acessados pela internet, nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App Cidadão.
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