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Em 2024, Sefaz investe em tecnologias com atendimento virtual

A Secretaria expandiu o atendimento aos contribuintes para o WhatsApp e lançou aplicativo para emissão de notas fiscais

27/12/2024 às 12h57
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
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Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em 2024, a Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) investiu em soluções inovadoras para facilitar o atendimento aos contribuintes e melhorar a gestão tributária no Estado. Com a criação de novos canais de comunicação via WhatsApp e site oficial, o órgão visa proporcionar um atendimento rápido e moderno, esclarecendo dúvidas sobre tributação e fiscalização. A Sefaz disponibilizou, ainda, um aplicativo para celular que emite notas fiscais.

O secretário da Fazenda, Emílio Júnior, destacou que a digitalização dos serviços da Sefaz tem como objetivo facilitar e desburocratizar o atendimento aos contribuintes, aproximando cada vez mais o órgão dos cidadãos.

“Queremos tornar o atendimento mais rápido e eficaz, permitindo que os usuários resolvam suas demandas sem precisar se deslocar até uma agência. Com essas inovações, a Sefaz-PI reforça seu compromisso em oferecer um atendimento moderno e de qualidade, alinhado às necessidades da população”, afirmou o secretário.

Plataforma de atendimento virtual

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A Sefaz lançou uma nova plataforma digital para melhorar o atendimento, tornando-o mais rápido, eficiente e acessível. O cidadão pode acessar os serviços no site  https://portal.sefaz.pi.gov.br/ . Ao entrar no portal, basta clicar na imagem da atendente virtual Teresa no canto inferior direito.

A plataforma utiliza tecnologia de chatbot, proporcionando um atendimento direto e personalizado para esclarecer dúvidas sobre assuntos tributários. Além disso, o novo sistema oferece um SAC, com uma equipe especializada pronta para responder questões mais complexas, e permite que o contribuinte formalize suas demandas através de um formulário online.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Atendimento via WhatsApp

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Além do site, a atendente virtual Teresa também pode ser acionada via WhatsApp, para estreitar ainda mais a relação com o público. Ao enviar uma mensagem ao número (86) 99433-6294, o chatbot Teresa é capaz de responder a diversas solicitações e orientar os usuários sobre temas relacionados à tributação e fiscalização.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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Caso a assistente virtual não consiga resolver a questão, os contribuintes podem ser direcionados a um atendente especializado no canal "Fale com a Sefaz".

Emissão de nota fiscal pelo celular

Ainda neste ano, a Sefaz-PI lançou o aplicativo Nota Fiscal Fácil (App NFF), uma ferramenta gratuita e segura que simplifica a emissão de notas fiscais para Microempreendedores Individuais (MEI), contribuintes do Simples Nacional e transportadores autônomos.

O seu objetivo é desburocratizar o processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DFE), permitindo que os pequenos comerciantes possam emitir suas notas diretamente pelo celular, seja Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
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O aplicativo facilita o acesso à emissão fiscal sem a complexidade dos sistemas tradicionais. Em caso de dificuldades, os contribuintes podem buscar orientações nas 33 agências de atendimento da Sefaz-PI em todo o estado.

Disponível para Android e IOS, o app foi desenvolvido em parceria com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, como parte do programa nacional Nota Fiscal Fácil. A iniciativa é regulamentada pela Portaria da Unidade de Administração Tributária (Unatri) nº 6/2024 da Sefaz-PI.

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