A noite de segunda-feira, dia 23 de dezembro, foi mágica para os 23 idosos acolhidos no Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar). Com direito a árvore, enfeites personalidades, presentes e uma ceia farta, eles tiveram uma programação de natal especial, que reuniu os servidores que atuam no centro.
Os idosos participaram ativamente dos preparativos para a ceia, seja na decoração do espaço com enfeites e adornos de natal, seja na escolha das roupas novas, compradas com ajuda dos servidores do centro.
A ceia é uma tradição no centro e tudo foi pensado para proporcionar um momento especial para os idosos, desde o cardápio até as interações, como ressalta a coordenadora do Cipiar, Adriana Silveira.
“Os familiares deles acabam se tornando os próprios servidores que dispensam esse cuidado a eles, diuturnarmente. O Natal aqui no Cipiar é tradição. A gente faz o melhor dentro das possibilidades para poder proporcionar esse momento ímpar na vida deles, esse momento de família, de lembrar do nascimento e Jesus Cristo, que é o nosso salvador, o protagonista do Natal”, comenta.
A programação contou ainda com música ao vivo pela dupla Chiquinho Marabá e Batata, que animaram a ceia com músicas de seresta, a pedido dos próprios idosos residentes.
A ceia também teve discursos, oração e entrega de presentes. Cada idoso acolhido foi escolhido e presenteado por um padrinho, entre servidores do Cipiar, voluntário e visitantes.
A assistente social Ariana Lima comenta que o Cipiar sempre proporciona momentos de interação e lazer para os idosos, como em aniversários, e com temáticas de datas comemorativas e festas populares como festejo junino e carnaval, por exemplo. Todas as atividades são pensadas junto com eles.
“A gente busca trazer essas festividades para eles como uma forma de cultura porque a gente sempre pergunta o que eles querem, o que eles gostam, o que eles gostariam que tivesse nas festas deles. Tudo é pensado de acordo com eles”, explica.
A secretária Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), Nadjalucia Oliveira, esteve presente na ceia do Cipiar e compartilha seu sentimento sobre o trabalho realizado no centro.
“Nós estamos felizes e emocionados ao mesmo tempo porque será o último natal da nossa gestão aqui no Cipiar. Em função disso, nós queríamos deixar marcado um grande natal para eles, para o governo Tião Miranda, que muito fez pelos idosos. Nós somos gratos a essa gestão. Eu acho que os idosos estão muito bem acolhidos aqui e também nos CRAS, nos serviços de convivência”, avalia.
Os idosos residentes Manoel e Gastão deixaram suas mensagens sobre essa data tão especial.
“Feliz Natal”, deseja Manoel Ferreira, de 68 anos.
“Feliz Natal para todo mundo, principalmente para o pessoal todo que está aqui”, diz Gastão Neres, 80 anos.
Confira outras fotos:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos e Sávio Calvo
The post Seaspac: Natal do Cipiar é celebrado com ceia para os 23 idosos acolhidos do centro appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
Mín. 25° Máx. 27°