O Brasil se conectou com o Piauí em 2024. Neste ano, a tecnologia piauiense, as boas práticas de inovação e governança digital no estado chamaram a atenção do país e se tornaram referências com premiações e reconhecimento.
Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Goiás, Maranhão, Distrito Federal, dentre outros entes federados buscaram o Piauí para conhecer de perto as ações de transformação digital no estado, bem como detalhes sobre o uso de ferramentas, sistemas e protocolos que, por meio da tecnologia, modernizaram processos e garantiram resultados nunca antes visto.
Além de receber as comitivas de outros estados, a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), por meio de seu presidente, Ellen Gera, foi convidada a participar de eventos nacionais, levando informações sobre o case de sucesso que se tornou o Piauí, no que se refere a tecnologia e transformação digital.
De forma transversal, a tecnologia atua em várias áreas. E, no Piauí, a ferramenta aplicada à segurança pública se tornou referência nacional com o Cell Guard, um robusto sistema de inteligência digital, que colaborou com as operações de recuperação de celulares roubados no estado. Case de sucesso no Piauí, o protocolo foi adotado pelo Ministério da Justiça e pode auxiliar nas ações de segurança de todo o país.
Na área da saúde, a tecnologia aplicada já zerou filas de atendimentos em unidades de saúde no Piauí por meio do Piauí Saúde Digital. O programa de Telessaúde é uma ação efetiva e de resultados. Presente no portfólio de produtos e soluções da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí, a ferramenta tecnológica vem atraindo o interesse de outros estados.
Conectividade nas escolas, inteligência artificial como disciplina obrigatória no ensino médio, serviços digitais e outras ações de tecnologia voltadas à educação também foram destaque este ano.
O Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) também chamou a atenção de outros estados, que vieram ao Piauí conhecer o funcionamento e benefícios do uso. Trata-se de uma robusta solução de tecnologia aplicada na gestão de recursos humanos e folha de pagamentos, com ampla capacidade de gerenciamento, conformidade com o e-social e maior previsibilidade no processo.
A plataforma de governo digital do Piauí, o Gov.pi Cidadão também se tornou um projeto de referência. Com a oferta de 200 serviços públicos digitais e quase 300 mil contas criadas, a ferramenta facilita a interação da população com o governo, colaborando com a modernização da gestão, economia de tempo e recursos.
Para o governador Rafael Fonteles, esse foi um ano de muito avanço nessa área, levando o Piauí a ser um estado cada vez mais digital e de referência nacional.
“Nós queremos ser o estado mais digital do país e já nos consideramos a partir de experiências de sucesso que já temos no uso da tecnologia na área da segurança e saúde. Algumas decisões foram importantes para balizarmos esse trabalho de resultados. Criamos o Conselho de Transformação Digital, unindo as principais secretarias, desenvolvemos um modelo de transformação digital, não só digitalizando os processos, mas mudando todo o paradigma, tornando eficiente e amigável aos usuários. Outra grande ação foi a criação da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), onde por meio dela podemos exportar todas as soluções de tecnologia do Piauí e as ferramentas de governo digital”, disse o gestor.
“Temos trabalhado bastante para consolidar as ações de transformação digital no Piauí. Por meio da tecnologia, potencializamos as áreas da saúde, segurança, educação, dentre outras, e sempre com foco na modernização dos serviços públicos e melhoria da vida do cidadão. O Piauí segue em destaque com esse trabalho, conquistamos importantes premiações e para 2025, reafirmamos o nosso compromisso de avançar ainda mais”, concluiu o presidente da Etipi, Ellen Gera.
Trabalho reconhecido
Em 2024, o Piauí esteve nas principais pautas da tecnologia e se tornou referência nessa área, criando oportunidades de negócios e recebendo importantes premiações, as quais chancelam o trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Etipi e de outros órgãos da administração pública piauiense que atuam fortemente na transformação digital.
Premiações
Índice Abep-TIC (Rio de Janeiro- agosto de 2024)
1º lugar do Brasil nos avanços de transformação digital
3ª colocação nacional no ranking geral de oferta de serviços digitais, tecnologia e inovação
Brasília Mais TI (Brasília- novembro de 2024)
13º Prêmio Nacional Sinfor na categoria Transformação Digital Para o Bem
Mín. 25° Máx. 28°