
O Paraná vai conceder incentivo fiscal na comercialização de erva-mate do Estado para o restante do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (18) o Decreto Nº 8.402 que concede um crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas interestaduais da erva-mate beneficiada. Na prática, isso reduz a carga tributária sobre um dos principais produtos da economia paranaense, tornando-os mais competitivos no mercado nacional.
A medida é válida para a erva-mate já beneficiada pelo próprio estabelecimento e acondicionada em embalagem de até 1 kg. O crédito presumido será de 5% nas saídas para estados em que a alíquota interestadual é de 12% e de 2,9% para as regiões em que a tributação é de 7%.
R$ 133,3 milhões do Nota Paraná não foram resgatados pelos consumidores em 2024
Ao prever o chamado crédito presumido para esse tipo de operação, o Paraná reduz a carga tributária do ICMS para o produtor paranaense, fazendo com que ele pague menos impostos neste tipo de movimentação. A ideia é aumentar a competitividade, principalmente levando em conta que o Estado é o maior produtor nacional de erva-mate, com 425,8 mil toneladas extraídas em 2023.
SÍMBOLO -De acordo com o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, o benefício carrega um valor simbólico poderoso, pois chega justamente a tempo da celebração da Emancipação Política do Paraná , comemorado neste dia 19 de dezembro. “A erva-mate é símbolo do Estado e motivo de orgulho para todo paranaense, então é com muita alegria que assinamos este decreto que fortalece nosso produtor do campo, nossa indústria e nossa economia”, afirma.
REGRAS –O Decreto também estabelece algumas regras para a utilização do benefício. Conforme determina o texto assinado pelo governador Ratinho Junior, o crédito presumido não é cumulativo com outros benefícios fiscais e estará limitado aos débitos do período — ou seja, não podendo exceder o valor dos débitos de ICMS apurados.
Por outro lado, o valor poderá ser utilizado sem prejuízo dos demais créditos de ICMS gerados nas operações do estabelecimento. Caso o valor dos créditos presumidos ultrapasse os débitos apurados, o estabelecimento deverá realizar o estorno da diferença por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD).
São Paulo SP cria mais de 300 mil vagas de emprego em 2026, mostra Seade
São Paulo BibliON é semifinalista do Prêmio Jabuti 2026 na categoria Incentivo à Leitura – Cultura Digital
Estradas Motoristas que trafegam pelo Caminho do Meio, em Viamão, devem redobrar a atenção no trecho
São Paulo Comitê de segurança hídrica mantém Faixa 2 em outubro nos reservatórios de água de SP
São Paulo Governo de SP amplia uso de inteligência artificial em rodovias concedidas para reforçar segurança viária
São Paulo Prêmio São Paulo de Literatura anuncia júri e curadoria da 19ª edição
Sergipe Maternidade Nossa Senhora de Lourdes dispõe de quatro farmácias para atender gestantes, puérperas e recém-nascidos
São Paulo Governo de SP envia à Alesp maior proposta orçamentária da história com R$ 411,2 bilhões para 2027
Bahia CICC funcionará em regime especial durante 1º turno das Eleições 2026 Mín. 24° Máx. 26°